VIVÊNCIAS NO DEPARTAMENTO INFANTIL DA IGREJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Gabriela Alves Cordeiro
  • Co-autores
  • Gilberto Almeida Fonseca Junior
  • Resumo
  • A educação religiosa desempenha um papel fundamental na formação das crianças, proporcionando-lhes não apenas conhecimento sobre sua fé, mas também valores e princípios que podem orientar suas vidas. Através de uma abordagem dinâmica e lúdica, a educação religiosa pode impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente e significativo para os jovens aprendizes. Nesse contexto, gostaria de compartilhar uma experiência marcante que vivenciei como voluntária no departamento infantil da Igreja do Evangelho Quadrangular. Durante meu tempo na igreja, pude testemunhar de perto como a "salinha" destinada às crianças durante os cultos desempenhava um papel crucial. Esse espaço oferecia um ambiente propício para que as crianças pudessem aprender sobre a Palavra da Bíblia de maneira acessível e cativante. Minha primeira incursão na área da educação religiosa ocorreu enquanto voluntária no departamento infantil da Igreja do Evangelho Quadrangular, onde eu era frequentadora assídua. Na igreja, havia um espaço dedicado às crianças durante o momento de leitura da Bíblia para os adultos, conhecido como "salinha". Este ambiente era de extrema importância, pois proporcionava às crianças um espaço dinâmico e descontraído para aprenderem a Palavra da Bíblia, enquanto os responsáveis podiam participar do culto com tranquilidade. Certa vez, fui convidada para ser a "tia" na salinha, e, por gostar muito de crianças, aceitei o convite com entusiasmo. Nesse papel, eu ajudava as crianças contando e ilustrando histórias da Bíblia, como a criação do mundo e a história de Eva e Adão. Ao aplicar a mensagem bíblica, levei em consideração o estágio cognitivo das crianças, conforme observado por Graff (2020), para estruturar o ensino de forma eficaz. Isso permitiu que as crianças construíssem um conhecimento sólido da Bíblia, com base no que era ensinado durante as aulas na salinha, contribuindo para a formação de uma base de conhecimento cristão em suas vidas. Realizava atividades lúdicas, como livros para colorir, jogos de perguntas sobre as histórias e brincadeiras como dança das cadeiras e morto-vivo, visando proporcionar às crianças um ambiente confortável, alegre e interativo para a aprendizagem. Ao final do culto, promovíamos um momento de lanche com doces e saquinhos surpresa, tornando a salinha ainda mais atrativa. Essa experiência foi um dos motivos pelos quais escolhi cursar pedagogia, com o desejo de me dedicar à educação não apenas na igreja, mas também nas escolas, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Minha mãe, que foi professora em uma escola municipal, também contribuiu significativamente para minha escolha profissional. Ela não apenas lecionava para idosos, ensinando-os a ler e escrever, mas também promovia a saúde bucal das crianças na rede municipal. Inspirada por seu exemplo, desejo seguir seus passos e oferecer uma educação de qualidade para meu filho, ajudando-o a alcançar seus objetivos na vida. Durante minha jornada escolar no ensino médio, enfrentei dificuldades e pensei em desistir. No entanto, fui acolhida por professores que não desistiram de mim, oferecendo apoio e orientação. Eles não apenas me ensinaram, mas também foram amigos que estavam lá para me ajudar a superar meus desafios. Quero seguir o exemplo deles, sendo uma educadora que não apenas transmite conhecimento, mas também escuta e apoia seus alunos em suas jornadas educacionais. A experiência na salinha da igreja me fez perceber a importância desse espaço na Educação Cristã, proporcionando às crianças um primeiro contato com a Bíblia de forma lúdica e criativa. Essa vivência foi fundamental para meu crescimento pessoal e profissional, motivando-me a escolher o curso de Pedagogia - Licenciatura.

    Referências: GRAFF, Anselmo. O Ensino Cristão Para Crianças de 3 a 7 Anos na Escola Bíblica. Revista Igreja Luterana, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 42-53, jan./jun. 2020. Disponível em: http://revistaigrejaluterana.com.br/index.php/revista/article/view/63. Acesso em: 29 mar. 2024.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Escola Bíblica dominical e Educação religiosa
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)