TECENDO CONHECIMENTO: O EFEITO DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER MATEMÁTICO.
Vanessa Lorrany Fernandes Araújo
Unimontes
Maria de Lourdes Nunes Bezerra
Unimontes
mariadelourdesnunesbezerra@gmail.com
Poliana Rodrigues Silveira
Unimontes
Táffiny Isabelly Borges Farias
Unimontes
Nathany Gonçalves Santos
Unimontes
Eixo :Educação Matemática
Resumo Expandido
Resumo simples
A pesquisa realizada parte das aulas de fundamentos e metodologias da matemática II, em que tem como objetivo principal analisar as abordagens metodológicas utilizadas pelos profissionais docentes dos 5º anos do AIEF. Posto isso, foi elaborado um instrumento de coleta de informação, o questionário contendo questões pautadas nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Através dos dados obtidos na pesquisa foi possível observar a permanência de alguns métodos tradicionais profundamente estabelecidos na ação docente, como também analisamos a utilização de instrumentos pedagógicos como jogos, material dourado, musicalização e contação de história que envolvam os numerais proporcionando uma aula dinâmica, prazerosa e capaz de entreter as crianças no processo de ensino aprendizado.
Palavras-chave: Matemática; anos iniciais; tendências pedagógicas.
Introdução
A premissa em tecer fios no ensino da matemática enfatiza o processo de aprendizagem dos seus conceitos de forma prática, através de vivências adquiridas no cotidiano da criança. Essa tendência pedagógica transformou o ensino didático antes desenvolvido sob métodos de memorização e repetição de conteúdos, contribuindo de forma significativa na aplicabilidade de suas definições em situações-problemas do dia a dia e no desenvolvimento integral das crianças (Zorzan, 2007).
Justificativa e problema da pesquisa
A pesquisa proposta foi realizada com a intenção de obtenção de nota na disciplina de Fundamentos e metodologias da matemática II. Como as professoras dos 5º anos abordam a Matemática em sala de aula?
Objetivos da pesquisa
Discutir os saberes e práticas matemáticas das professoras dos 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Janaúba.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
A partir da década de 1980, a resolução de problemas através do conhecimento matemático, se tornou uma tendência pedagógica fundamental no desenvolvimento da disciplina. Esse novo método de abordagem tem por enfoque exercitar a dimensão do saber matemático, pontuando o desenvolvimento do pensamento crítico (Zorzan, 2007). Segundo Colinvaux 2007, salienta que o ensino da matemática deve apresentar significado para o aluno, incentivando-o a participar ativamente na busca pelo conhecimento de maneira autônoma. Nessa perspectiva, cabe ao professor inovar suas técnicas de ensino, bem como ampliar seu olhar sob o ambiente institucional. A sala de aula deve ser um ambiente fomentador do compartilhamento de ideias, envolvendo os seus alunos a argumentarem e se posicionar diante uma situação problema (Nacarato; da Silva Mengali; Passos, et al, 2017).
Procedimentos metodológicos
A fim de obter dados da pesquisa, foi enviado um questionário para quatro professores dos 5º anos dos AIEF de escolas da rede pública da cidade de Janaúba.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
A pesquisa evidenciou uma diversidade de abordagens no ensino da matemática, refletindo a pluralidade de métodos pedagógicos no contexto educacional atual. Observou-se que uma das professoras ainda se apoia em métodos tradicionais, caracterizados pela transmissão direta de conhecimento e exercícios repetitivos, as demais professoras estão engajadas na aplicação de práticas contemporâneas, como a contação de histórias, uso do material dourado, jogos e brincadeiras que incentivam o raciocínio crítico e a resolução de problemas. Entre as tendências (metodologias/práticas) utilizadas em sala de aula, houve um maior percentual de desconhecimento da etnomatemática, a qual oferece uma abordagem inclusiva e contextualizada para o ensino da matemática permitindo que os alunos se envolvam ativamente com o conteúdo e compreendam sua relevância no mundo real promovendo assim a aprendizagem significativa e a valorização da diversidade cultural em sala de aula.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
A relação do objeto de estudo com o COPED é pautada na discussão sobre os saberes e práticas docentes na sala de aula .
Considerações finais
Diante da problemática exposta sobre a análise de como as professoras dos 5° anos abordam a matemática em sala de aula, foi possível tecer grandes considerações do processo de aprendizagem, observando a utilização de métodos distintos. Assim sendo, há a incidência de alguns conceitos matemáticos, que são de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, incentivando o raciocínio crítico e resolução de problemas.
Referências
COLINVAUX, Dominique. Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas. Pro-Posições, v. 18, n. 3, p. 29-51, 2007.
NACARATO, Adair Mendes; DA SILVA MENGALI, Brenda Leme; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental-Tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica, 2017.
ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-Aprendizagem: Algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, v. 8, n. 10, p. 77-94, 2007.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)