Uma maneira criativa de integrar diferentes disciplinas é a Literatura Infantil. Ao ler um livro literário, as crianças podem identificar padrões numéricos (como contar objetos ou animais no livro), formas geométricas (se os personagens interagem ou são objetos como círculos, quadrados, etc.), ou até mesmo explorar conceitos de medida (como tempo, distância, tamanho). A professora poderia então orientar as crianças a problematizar esses elementos matemáticos contidos no livro e discutir como eles se relacionam com o que estão aprendendo em Matemática, estimular a exploração e a formulação de problemas para serem resolvidos pelas próprias crianças. Isso mostra como os conceitos matemáticos estão presentes em situações do dia a dia e na Literatura Infantil, tornando o aprendizado mais contextualizado e envolvente para as crianças. Ao usar livros de Literatura Infantil para ensinar Matemática às crianças, é preciso ter clareza em seu planejamento inicial, dos modos e objetivos a serem desenvolvidos nas práticas a ser desenvolvidas. Souza e Oliveira (2010), destacam que a literatura infantil na aula de Matemática pode ser uma ferramenta poderosa para contextualizar os conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais envolvente para as crianças. Eles ressaltam a importância de utilizar livros que abordem temas matemáticos de forma lúdica e acessível, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos pelos estudantes. Essa abordagem promove uma aprendizagem mais holística, mostrando como a Matemática está presente em diferentes contextos e incentivando o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e raciocínio matemático. Ao utilizar a literatura infantil como estratégia pedagógica com a Matemática, estimula as crianças a entenderem que não é difícil aprender os conhecimentos lógico-matemáticos a partir de situações cotidianas. Além de tornar a Literatura Infantil parte da vida das crianças, estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, uma visão de mundo mais ampliada, entre outros vários benefícios.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)