A contação de histórias é um grande recurso para a prática docente na Educação Infantil. Ao contar histórias, além de proporcionar o deleite, estimula-se a imaginação, as habilidades leitoras, o levantamento de hipóteses pelas crianças e a capacidade de resolução de problemas. Além disso, a literatura pode e deve ser utilizada para a construção do raciocínio lógico matemático. Para tanto, é preciso pensar, planejar e organizar, de forma cuidadosa, a escolha das obras literárias e atividades, buscando proporcionar espaços e estratégias de aprendizagens significativas para os pré-escolares. Diante da realidade, no entanto, a Literatura Infantil tem demonstrado como possibilidade de superar algumas situações de dificuldades com as quais muitos professores ainda se deparam ao procurar sistematizar os conhecimentos da Matemática no processo de escolarização da Educação Infantil. Nesse sentido, o presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo selecionar e analisar algumas obras da Literatura Infantil, identificando a(s) linguagem(ns) matemática(s) presente(s) nas obras literárias como, por exemplo, a quantificação, seriação, conservação e classificação, e realizando provocações pedagógicas. Espera-se que o estudo possa oportunizar as múltiplas potencialidades da literatura, enquanto proposta interdisciplinar no processo de ensino da Matemática, buscando aliá-la ao saber docente e à vivência das crianças para a construção significativa do raciocínio lógico-matemático na infância.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)