Este resumo busca refletir que a docência é uma atividade desafiadora e complexa, no sentido de o professor aprender a ensinar como processo constitutivo amplo de análise, criticidade e reflexão acerca de subsídios que promova a formação de cidadãos pensantes e ativos na construção da sua cidadania. Este relato de experiência, retrata as vivências das mestrandas nas aulas de Epistemologia e Pesquisa em Educação, disciplina obrigatória do curso de Mestrado em Educação. Nessa reflexão, o desenvolvimento profissional e a formação inicial são o ponto chave do professor na dicotomia entre o ensinar e o aprender. Em seu livro O Professor e a Pesquisa, Lüdke (2001) analisa as proposições de vários autores que defendem a pesquisa-ação, a pesquisa do prático ou a pesquisa do professor e faz uma boa discussão sobre a relação entre pesquisa e prática reflexiva. Neste sentido, é preciso diagnosticar, levantar hipóteses, buscar fundamentação teórica e analisar dados são algumas das atividades que podem ajudar o trabalho do professor, quando se consideram as exigências da realidade atual e a complexidade da atividade da docência. Nortearemos a partir daqui a pesquisa como sendo primordial para as atividades do docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a crítica e com a descoberta. Além destacar quais desafios o professor pesquisador encontra na sua formação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)