OS ANIMAIS NA POESIA DE DRUMMOND: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Walisson Oliveira Santos
  • Resumo
  • A relação entre literatura e educação tem sido objeto de estudo e debate ao longo dos anos. A poesia, em particular, oferece uma fonte para explorar questões culturais, sociais e emocionais, além de contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da linguagem dos alunos. Este estudo pretende analisar o papel dos animais na poesia de Carlos Drummond de Andrade, em especial nos livros Boitempo I (1968) e Boitempo II (Menino antigo, 1973), de explícito viés memorialístico, e como essa temática pode contribuir para a formação de leitores na Educação Básica. Através da análise das obras do poeta, buscamos identificar os elementos que tornam sua poesia acessível e significativa para os alunos, promovendo assim o interesse pela leitura e ampliando seus repertórios linguístico-literários. Para alcançar esse propósito, realizar-se-á uma análise qualitativa das poesias de Drummond que contêm referências a animais, além de revisão bibliográfica sobre educação literária e formação de leitores. Utilizamos como base teórica os estudos de Berger (2010), Coetzee (2002), Maciel (2020, 2016) e Pinheiro (2018). Os resultados parciais desta pesquisa demonstram que os animais na poesia de Carlos Drummond de Andrade despertam o interesse dos alunos em sala de aula. Esta temática tem possibilitado discussões ricas e significativas sobre questões como natureza, ética e a relação entre homem e animal. A análise preliminar indica que a poesia drummondiana, ao incorporar o tema animal, atua como uma ferramenta promissora para a formação de leitores na Educação Básica. Ela tem o potencial de estimular o pensamento crítico dos alunos, desenvolver sua sensibilidade estética e incentivar o gosto pela leitura.

  • Palavras-chave
  • Poesia e animais, Formação de leitores, Educação Básica.
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)