EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO EM UMA LIGA ACADÊMICA DE LETRAMENTO EM SAÚDE

  • Autor
  • Roberta Carvalho Santana
  • Resumo
  • EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO EM UMA LIGA ACADÊMICA DE LETRAMENTO EM SAÚDE

     

    Roberta Carvalho Santana

    Graduanda na Universidade Estadual de Montes Claros

    robertacarvalhosantana21@gmail.com

     

    Eixo: Alfabetização, Letramento e outras Linguagens

    Palavras-chave: Projeto de Extensão; Liga Acadêmica; Letramento em Saúde.

     

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    A Liga Acadêmica de Letramento em Saúde (LALS) trata-se de um projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que promove o desenvolvimento de competências associadas ao acesso, compreensão e utilização das informações relacionadas à saúde, almejando melhorias tanto na saúde individual quanto coletiva. Dessa forma, compreende-se a relevância do projeto e das ações nele realizadas, visto que beneficiam a população em geral, os acadêmicos e professores integrantes. Portanto, o presente relato justifica-se pela sua importância ao expor a experiência de uma acadêmica do curso de Letras Inglês no referido projeto, demonstrando a relevância multidisciplinar da LALS para a comunidade.

     

    Problema norteador e objetivos

    A experiência parte da preocupação acerca da necessidade de garantir que as pessoas possam compreender e utilizar informações relacionadas à saúde de maneira eficaz. Dessa maneira, na Liga de Letramento em Saúde, objetiva-se integrar acadêmicos e professores de diferentes cursos de graduação para que possam debater e aplicar ações práticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Promoveu-se atividades teórico-práticas que contemplavam as necessidades de conhecimento acadêmico sobre temas em Letramento em Saúde (LS). Logo, foram realizadas aulas e/ou palestras por semana durante um ano, com a duração de 2 horas semanais, para os ligantes e docentes da LALS. Além disso, efetuaram-se ações referentes à visitas domiciliares e entrevistas à diabéticos, participações em eventos como o Dia do Diabetes realizado pelo Centro Universitário Funorte e pela Unimontes, como também apresentação de stand com material educativo sobre LS no 1º Congresso Internacional da Unimontes. 

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A fundamentação teórica da prática de ensino foi sustentada pelas aulas e palestras ministradas por estudiosos da área, como também por meio de seminários realizados pelos ligantes com base em trabalhos de autores que discorrem sobre o LS.

     

    Resultados da prática 

    Ao longo da Liga, a acadêmica teve a oportunidade de estar em contato com discussões acerca do LS, da linguagem simples e também participou de atividades tanto educativas quanto práticas envolvendo a população em geral.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Essa experiência na LALS é relevante no que diz respeito às discussões acerca do Letramento em Saúde, tendo em vista que a mesma envolve diretamente discentes e docentes buscando traçar estudos e ações práticas multidisciplinares voltadas à educação em saúde na sociedade e capacitação de acadêmicos e professores em sua área de atuação, além da LALS possibilitar também atividades em junto à comunidade, com a participação dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS).

     

    Considerações finais

    Dessa forma, essa experiência possibilitou um acesso às informações acerca do LS e efetivação de práticas que almejam garantir que as pessoas tenham acesso a informações precisas e compreensíveis sobre saúde, capacitando-as a tomar decisões informadas e a cuidar melhor de si mesmas e de suas famílias.

     

    Referências

    MARTINS, A. M. E. B. L. et al. História do Letramento em Saúde: uma revisão narrativa. Revista Unimontes Científica, v. 24, n. 2, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5735. Acesso em: 30 abr. 2024.

     

  • Palavras-chave
  • Projeto de Extensão; Liga Acadêmica; Letramento em Saúde.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)