EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO EM UMA LIGA ACADÊMICA DE LETRAMENTO EM SAÚDE
Roberta Carvalho Santana
Graduanda na Universidade Estadual de Montes Claros
robertacarvalhosantana21@gmail.com
Eixo: Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Palavras-chave: Projeto de Extensão; Liga Acadêmica; Letramento em Saúde.
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A Liga Acadêmica de Letramento em Saúde (LALS) trata-se de um projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que promove o desenvolvimento de competências associadas ao acesso, compreensão e utilização das informações relacionadas à saúde, almejando melhorias tanto na saúde individual quanto coletiva. Dessa forma, compreende-se a relevância do projeto e das ações nele realizadas, visto que beneficiam a população em geral, os acadêmicos e professores integrantes. Portanto, o presente relato justifica-se pela sua importância ao expor a experiência de uma acadêmica do curso de Letras Inglês no referido projeto, demonstrando a relevância multidisciplinar da LALS para a comunidade.
Problema norteador e objetivos
A experiência parte da preocupação acerca da necessidade de garantir que as pessoas possam compreender e utilizar informações relacionadas à saúde de maneira eficaz. Dessa maneira, na Liga de Letramento em Saúde, objetiva-se integrar acadêmicos e professores de diferentes cursos de graduação para que possam debater e aplicar ações práticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Promoveu-se atividades teórico-práticas que contemplavam as necessidades de conhecimento acadêmico sobre temas em Letramento em Saúde (LS). Logo, foram realizadas aulas e/ou palestras por semana durante um ano, com a duração de 2 horas semanais, para os ligantes e docentes da LALS. Além disso, efetuaram-se ações referentes à visitas domiciliares e entrevistas à diabéticos, participações em eventos como o Dia do Diabetes realizado pelo Centro Universitário Funorte e pela Unimontes, como também apresentação de stand com material educativo sobre LS no 1º Congresso Internacional da Unimontes.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A fundamentação teórica da prática de ensino foi sustentada pelas aulas e palestras ministradas por estudiosos da área, como também por meio de seminários realizados pelos ligantes com base em trabalhos de autores que discorrem sobre o LS.
Resultados da prática
Ao longo da Liga, a acadêmica teve a oportunidade de estar em contato com discussões acerca do LS, da linguagem simples e também participou de atividades tanto educativas quanto práticas envolvendo a população em geral.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Essa experiência na LALS é relevante no que diz respeito às discussões acerca do Letramento em Saúde, tendo em vista que a mesma envolve diretamente discentes e docentes buscando traçar estudos e ações práticas multidisciplinares voltadas à educação em saúde na sociedade e capacitação de acadêmicos e professores em sua área de atuação, além da LALS possibilitar também atividades em junto à comunidade, com a participação dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS).
Considerações finais
Dessa forma, essa experiência possibilitou um acesso às informações acerca do LS e efetivação de práticas que almejam garantir que as pessoas tenham acesso a informações precisas e compreensíveis sobre saúde, capacitando-as a tomar decisões informadas e a cuidar melhor de si mesmas e de suas famílias.
Referências
MARTINS, A. M. E. B. L. et al. História do Letramento em Saúde: uma revisão narrativa. Revista Unimontes Científica, v. 24, n. 2, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5735. Acesso em: 30 abr. 2024.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)