O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Gabriela Pereira Santos
  • Resumo
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    Resumo Simples

     

    O ensino da Matemática muitas vezes é percebido como desafiador, o que pode desencadear desinteresse por parte das crianças. No entanto, quando abordado de maneira adequada, a Matemática não apenas contribui para a formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Portanto, é fundamental que os professores  busquem estratégias lúdicas e inclusivas para tornar a disciplina mais acessível e interessante. Isso inclui proporcionar uma base sólida desde a infância, prevenindo dificuldades futuras, e integrar a Matemática de forma adequada ao desenvolvimento das crianças na Educação Infantil é crucial, conforme apontado por Constance Kamii (1990) em seu livro "A Criança e o Número". O ambiente e as situações criadas pelo professor desempenham um papel essencial no desenvolvimento das crianças, promovendo autonomia, diferenciação entre os conhecimentos físico, lógico-matemático e social, e valorizando os processos de aprendizagem. Além disso, a conexão dos conceitos matemáticos com situações do cotidiano é uma estratégia interessante para ajudar as crianças a compreender a aplicabilidade e utilidade desses conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro. A criança se beneficia ao descobrir os princípios matemáticos por si mesma, em vez de apenas memorizá-los. Ao explorar a importância do ensino da Matemática na Educação Infantil, com base nas ideias de Constance Kamii (1990), podemos compreender como isso contribui para o desenvolvimento cognitivo e prepara as crianças para desafios mais complexos no futuro. Essa abordagem pode contribuir significativamente para despertar o interesse dos alunos pela Matemática.

     

    Referências

     

    KAMII, C. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1995.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Ensino; Matemática; Crianças; Educação Infantil.
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