Na Educação Infantil, o trato da Matemática relaciona-se ao aprimoramento da maturidade cognitiva das crianças, influenciado por diversos processos cognitivos. Este estudo discute como a consolidação dos processos mentais impacta a resolução de problemas matemáticos, objetivando analisar o desenvolvimento do pensamento matemático infantil.A fundamentação teórica baseia-se nos trabalhos de Lorenzatto (2006) e Kamii (1990), que destacam a importância de investigar as abstrações reflexivas e empíricas das crianças sobre conceitos matemáticos. O estudo está alinhado ao eixo temático "Educação Matemática" e reflete sobre teorias consolidadas que podem beneficiar as abordagens educacionais na Educação Infantil. Conclui-se que as crianças apresentam diversidade em suas percepções e abordagens dos processos mentais envolvidos na resolução de problemas matemáticos, ressaltando a importância de considerar o processo individual de cada criança e criar vínculos com a matemática cotidiana.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)