RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Cecília Costa Pereira
  • Co-autores
  • Isabela Soares Souza
  • Resumo
  • Na Educação Infantil, o trato da Matemática relaciona-se ao aprimoramento da maturidade cognitiva das crianças, influenciado por diversos processos cognitivos. Este estudo discute como a consolidação dos processos mentais impacta a resolução de problemas matemáticos, objetivando analisar o desenvolvimento do pensamento matemático infantil.A fundamentação teórica baseia-se nos trabalhos de Lorenzatto (2006) e Kamii (1990), que destacam a importância de investigar as abstrações reflexivas e empíricas das crianças sobre conceitos matemáticos. O estudo está alinhado ao eixo temático "Educação Matemática" e reflete sobre teorias consolidadas que podem beneficiar as abordagens educacionais na Educação Infantil. Conclui-se que as crianças apresentam diversidade em suas percepções e abordagens dos processos mentais envolvidos na resolução de problemas matemáticos, ressaltando a importância de considerar o processo individual de cada criança e criar vínculos com a matemática cotidiana.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil. Matemática. Processos mentais. Resolução de Problemas
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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