Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este relato, fruto de um projeto de extensão, visa apresentar as experiências vivenciadas, por meio da participação da Unimontes Solidária 01/2024. O projeto, sendo um movimento de extensão à universidade, possibilitou um real contato entre universitários e a comunidade da região do Norte de Minas Gerais, estabelecendo uma real contribuição da universidade com a sociedade. O texto relata o ponto de vista de 5 acadêmicos dos cursos de letras português, pedagogia e enfermagem.
Problema norteador e objetivos
Diante da inquestionável relevância da leitura e literatura, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) atuaram como catalisadores para a concepção deste projeto. Este, por sua vez, direcionou à promoção da leitura para crianças e adolescentes, reconhecendo sua importância para a construção de uma sociedade mais crítica e empática.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Para a realização das oficinas, ancoramo-nos, metodologicamente, tanto no método freiriano, desenvolvido por Paulo Freire (1967) com foco na educação libertadora
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A Fundamentação teórica é guiada pelo pensamento do direito à literatura de Antônio Cândido (1995), com o intuito de disseminar a literatura e romper com a elitização do letramento literário, pois para que a literatura chamada erudita deixe de ser privilégio de pequenos grupos, é preciso que a organização da sociedade seja feita de maneira a garantir uma distribuição equitativa dos bens (CANDIDO, 1995 p. 186).
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
As ações obtiveram resultados bem sucedidos quanto ao entretenimento e lazer das crianças participantes das oficinas. No entanto, rompendo com o cumprimento com louvor e o incontestável comprometimento da equipe na realização das tarefas, faz-se necessário ressaltar dificuldades enfrentadas ao longo dos sete dias de realização das oficinas que se seguiram, desde falhas de divulgação, intempéries do tempo, acesso longínquo e problemas operacionais e logísticos, enfrentamento, com forte dissabor, de um visível descaso com a área da Educação, não sendo ofertadas as oficinas inicialmente propostas por cursos da licenciatura, realocando materiais necessários para a realização de atividades, distribuindo de maneira injusta os locais de atuação e alocando os alunos para funções não ligadas aos cursos de origem e nem sequer à educação. Assim, o relato indica sua relevância social para o público da educação demonstrando uma necessidade urgente de reavaliação do tratamento e atenção à educação, uma vez que a área é uma demanda imensamente importante para qualquer município, em qualquer localidade do país.
Considerações finais
Diante do relato exposto, o projeto Unimontes Solidária, assume o papel de mediador de uma relação entre pesquisa, ensino e extensão, fundamento necessário para a manutenção e continuidade de instituição de educação superior pública. Espera-se, por meio do presente relato, observar com maior empenho ações relacionadas à educação nas edições futuras do projeto.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)