A Educação Financeira é um tema que vem ganhando espaço na atualidade, uma vez que estamos inseridos em uma sociedade que tem como modelo de reprodução o capitalismo e a influência da rede midiática em relação ao consumo. A abordagem dessa temática pode contribuir para uma formação mais crítica, reflexiva e consciente do sujeito. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou saber, qual a percepção dos professores sobre a inserção da Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como objetivos os de, apontar a importância da Educação Financeira na formação das pessoas sobre consumo consciente e apresentar como os documentos oficiais, norteadores do currículo e o próprio currículo, tratam a Educação Financeira. Para a compreensão do assunto, neste trabalho recorreu-se a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) (2017), Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs) (1997, 1998), Currículo de Minas Gerais (2018). Esses documentos constituem uma parte significativa dessa pesquisa, tendo em vista a relevância na construção dos currículos escolares, além disso, apoiou-se nos estudos de Santos (2017), os quais discutem sobre a temática mencionada. A coleta de informações foi por meio de entrevistas semiestruturadas, com professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, o trabalho com a Educação Financeira, pode oportunizar ao sujeito, uma formação mais crítica e consciente no que tange ao consumismo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)