A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DAS ESTUDANTES NEGRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Deijane Graciele Ferreira Coelho e Ribeiro
  • Co-autores
  • Zilmar Gonçalves Santos
  • Resumo
  •  

     

    A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DAS ESTUDANTES NEGRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

     

     

    Deijane Graciele Ferreira Coelho e Ribeiro

    Universidade Estadual de Montes Claros

    deijanegraciele@hotmail.com

    Zilmar Gonçalves Santos

    Universidade Estadual de Montes Claros

    zilmar.santos@unimontes.br

     

    Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação

     

    Palavras-chave: Contexto Escolar. Estudantes Negras. Identidade Racial.  

     

    Resumo Simples

    O presente trabalho de pesquisa insere-se no campo das políticas púbicas educacionais e objetiva analisar a influência do ambiente escolar para a construção da identidade racial das estudantes negras nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar tal objetivo, pretendemos analisar como o contexto escolar contribui para a formação da autoimagem e autoestima das estudantes negras em relação à sua identidade racial. É fundamental compreender como estudantes negras desenvolvem sua autoconsciência racial, enfrentam o racismo estrutural e moldam sua identidade em contextos específicos. Entender esses mecanismos é crucial para promover a equidade racial e implementar políticas públicas educacionais mais inclusivas. A construção da identidade racial é um processo fundamental que afeta diretamente o desenvolvimento social e emocional estudantes negras. Compreender como essas estudantes internalizam e respondem a essas experiências é fundamental para identificar estratégias de apoio e intervenção que possam contribuir para a promoção da equidade racial. O presente trabalho de pesquisa, contribuirá para uma compreensão das experiências das estudantes negras no contexto escolar em relação a construção da identidade racial. O estudo será subsidiado teoricamente em autores como Fanon (2020), Gomes (2019), Hooks (2019) e Almeida (2020) que oferecem perspectivas enriquecedoras sobre o tema. O estudo utilizará uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. O universo da pesquisa será constituído por estudantes negras matriculadas em cinco escolas públicas estaduais nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.

     

  • Palavras-chave
  • Contexto Escolar, Estudantes Negras, Identidade Racial
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)