A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DAS ESTUDANTES NEGRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Deijane Graciele Ferreira Coelho e Ribeiro
Universidade Estadual de Montes Claros
deijanegraciele@hotmail.com
Zilmar Gonçalves Santos
Universidade Estadual de Montes Claros
zilmar.santos@unimontes.br
Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Palavras-chave: Contexto Escolar. Estudantes Negras. Identidade Racial.
Resumo Simples
O presente trabalho de pesquisa insere-se no campo das políticas púbicas educacionais e objetiva analisar a influência do ambiente escolar para a construção da identidade racial das estudantes negras nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar tal objetivo, pretendemos analisar como o contexto escolar contribui para a formação da autoimagem e autoestima das estudantes negras em relação à sua identidade racial. É fundamental compreender como estudantes negras desenvolvem sua autoconsciência racial, enfrentam o racismo estrutural e moldam sua identidade em contextos específicos. Entender esses mecanismos é crucial para promover a equidade racial e implementar políticas públicas educacionais mais inclusivas. A construção da identidade racial é um processo fundamental que afeta diretamente o desenvolvimento social e emocional estudantes negras. Compreender como essas estudantes internalizam e respondem a essas experiências é fundamental para identificar estratégias de apoio e intervenção que possam contribuir para a promoção da equidade racial. O presente trabalho de pesquisa, contribuirá para uma compreensão das experiências das estudantes negras no contexto escolar em relação a construção da identidade racial. O estudo será subsidiado teoricamente em autores como Fanon (2020), Gomes (2019), Hooks (2019) e Almeida (2020) que oferecem perspectivas enriquecedoras sobre o tema. O estudo utilizará uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. O universo da pesquisa será constituído por estudantes negras matriculadas em cinco escolas públicas estaduais nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)