EXPLORANDO O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Catherine Freitas Ramos
  • Co-autores
  • Camila Gabriele Da Silva Rodrigues , Vamilla Vieira de Moura
  • Resumo
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    O propósito deste estudo é relatar um trabalho de campo que foi realizado no segundo semestre de 2023, orientado pela Profa. Francely Aparecida dos Santos, docente da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, do Curso de Pedagogia, no quarto período. Nesse trabalho vimos como que 12 crianças de 5 a 6 anos de idade, está desenvolvendo o pensamento numérico. Esse processo de formação do conhecimento lógico-matemático e a interação com os processos cognitivos, como seriação, sequenciação, conservação de quantidade, noções de dimensões, peso, capacidade de estabelecer uma ordem com um objeto específico, considerando atributos ou não, e inclusão hierárquica. Para além disso, busca-se identificar as abordagens e estratégias empregadas por crianças com idades entre cinco e seis anos no desenvolvimento do conceito de número. Para alcançar esses objetivos, implementamos entrevistas diagnósticas com as crianças participantes. 

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Educação Infantil, Desenvolvimento lógico-matemático, Conceito de número
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)