O propósito deste estudo é relatar um trabalho de campo que foi realizado no segundo semestre de 2023, orientado pela Profa. Francely Aparecida dos Santos, docente da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, do Curso de Pedagogia, no quarto período. Nesse trabalho vimos como que 12 crianças de 5 a 6 anos de idade, está desenvolvendo o pensamento numérico. Esse processo de formação do conhecimento lógico-matemático e a interação com os processos cognitivos, como seriação, sequenciação, conservação de quantidade, noções de dimensões, peso, capacidade de estabelecer uma ordem com um objeto específico, considerando atributos ou não, e inclusão hierárquica. Para além disso, busca-se identificar as abordagens e estratégias empregadas por crianças com idades entre cinco e seis anos no desenvolvimento do conceito de número. Para alcançar esses objetivos, implementamos entrevistas diagnósticas com as crianças participantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)