Relato de Experiência
O presente exposto é uma descrição de um trabalho de campo foi realizado, no segundo semestre de 2023, por acadêmicos(as) do 4º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES, na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, ministrada pela Professora Francely Aparecida dos Santos. Tem como objetivo analisar a estrutura do pensamento lógico-matemático de crianças de 5 a 6 anos de idade. Para orientar esse trabalho a professora da disciplina proporcionou o estudo de materiais teóricos e práticos em sala de aula, com a orientação de montagem de uma caixa pedagógica. Para o trabalho de campo, a professora também apresentou e explicou à turma, o roteiro que serviu de base e contendo 18 questões por meio de uma entrevista diagnóstica a ser realizada com no mínimo 12 crianças da idade apresentada. Em primeiro momento conceituamos o termo recursos didáticos, que conforme Souza (2007), são materiais utilizados pelo professor para auxiliar o ensino e a aprendizagem de seus estudantes em relação ao conteúdo proposto. Podem servir como motivadores aos discentes, predispor maior interesse no conteúdo ministrado e facilitar a compreensão do que foi proposto. Ao utilizarmos brincadeiras como recursos didáticos proporcionamos uma nova perspectiva acerca do ensino e a aprendizagem do conteúdo de matemática nos anos iniciais, consoante a Kamii, o professor deve encorajar a colocar todos os tipos de coisas, ideias e eventos em relações todo o tempo, em vez de focalizar apenas na quantificação (Kamii, 1990, p.70). Em primeiro momento foi feita a revisão de literatura trabalhada pela professora em sala de aula, após a revisão montamos uma caixa com os materiais que iriamos utilizar ao aplicarmos as brincadeiras com as crianças, usamos questionário de 18 questões para entrevistarmos 12 crianças de 5 a 6 anos de idade para entender como o pensamento lógico-matemático desses alunos funciona. A pesquisa foi realizada em um colégio da rede privada de ensino, foram entrevistadas um total de 12 crianças, como mencionado acima, teve a duração de três dias, nas respectivas datas: 27/11, 29/11 e 30/11/2023. Ao final do trabalho de campo buscamos levantar as principais características nas respostas dos discentes, e notamos certa semelhança nas respostas em algumas perguntas da entrevista. Chamamos a atenção para os objetos contidos na caixa montada, que servem para brincar com as crianças para alcançar o objetivo proposto e explorar a forma que as brincadeiras podem ser usadas como recurso didático no ensino da Matemática e como esses recursos promovem melhor aquisição de conceitos e ideias relacionados ao raciocínio lógico e à Matemática sem perder a essência divertida, além de desenvolver as diferentes formas de inteligência, o que diverge da forma estigmatizada que tratamos a Matemática. Nota-se que existe um estigma relacionado ao ensino da Matemática e a reflexão que esse trabalho está a proporcionar é o da organização de, futuramente propor, uma investigação acerca do uso das brincadeiras e dos jogos, nas aulas de Matemática, em salas de aula da Educação Infantil.
Referências
SOUZA, Salete Eduardo de et al. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi, v. 11, n. 2, p. 110-114, 2007.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus,1985.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)