Uma ressignificação: a desconstrução de estereótipos do corpo negro no âmbito educacional

  • Autor
  • Bárbara Soares Fernandes
  • Co-autores
  • Gustavo Henrique Marques da Silva , Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento , Maria Vitória Almeida Barbosa , Pablo Vinicius Ferreira Silva
  • Resumo
  • No Brasil, discutisse a diversidade e a crença de que todos são iguais. No entanto, ao analisar como as pessoas negras são percebidas na sociedade atual, é evidente que essa afirmativa não condiz com a realidade. Desde a época colonial, o corpo negro, por meio de um processo de objetificação, é frequentemente reduzido a aspectos físicos, ignorando suas capacidades intelectuais. Diante dessa constatação, é essencial abordar essas questões em contextos educacionais com o intuito de desconstruir estereótipos enraizados na sociedade, principalmente entre crianças e jovens. 

  • Palavras-chave
  • Desconstruir; Estereótipos; Pessoas pretas; Pluralidade; Sala de aula
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)