UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO

  • Autor
  • Sarah Carvalho Alves
  • Co-autores
  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade
  • Resumo
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    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    O presente trabalho apoia-se no relato e reflexão de experiências vivenciadas ao longo da prática do estágio supervisionado referente ao 7º período do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros – MG/ Unimontes. O estágio supervisionado foi constituído pelo estabelecimento do vínculo com a escola e o desenvolvimento de diversas atividades que inserem o acadêmico na realidade da sala de aula, possuindo carga horária de 144 horas. Os momentos são divididos em conhecer a escola, sua filosofia, como é estruturada fisicamente e como é organizada, bem como analisar um problema apresentado pela escola, auxiliar o professor e os alunos, e realizar um período de regência. O estágio foi realizado em uma escola regular e em um espaço de ensino não formal.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    O problema norteador está voltado para o seguinte questionamento: Qual a prática desenvolvida pelo professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das experiências vivenciadas no estágio? Objetivando, dessa forma, compreender a prática do professor no ensino fundamental na educação básica, a partir do estágio.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    O estágio curricular supervisionado aconteceu em dois momentos, o primeiro foi de observação e monitoria, essa fase teve como objetivo colocar o estagiário frente à realidade escolar, identificando seu papel social como Instituição. Para mais, o gestor, secretário e supervisor da escola foram entrevistados. No segundo momento, foi desenvolvida a regência, procurando refletir de forma crítica sobre vários pontos: as aprendizagens realizadas, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, as dificuldades e necessidades de formação, a importância do trabalho individual e de grupo, e a capacidade de iniciativa e responsabilidade. Nesse estágio, também foi observado o espaço não formal, a pedagogia hospitalar, onde se desenvolve o processo educativo.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    O presente estudo fundamentou-se, essencialmente, nas autoras: Pimenta e Lima (2018).

     

    Resultados da prática

     

    O estágio realizado foi uma experiência fundamental, conhecer o funcionamento das escolas e vivenciar todos os aspectos da sala de aula foi importante para a formação. Como é explicitado por Lima e Pimenta (2018, p.139), a “[...] profissão docente é uma prática social, ou seja, como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso, por meio da educação que ocorre, não só, mas essencialmente nas instituições de ensino”. Portanto, o estágio traz o acadêmico para o contexto onde exercerá sua profissão, revelando as possibilidades e os obstáculos que poderão ser enfrentados.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Participar das atividades no percurso do estágio significa vivenciar o cotidiano em sua realidade e refletir, a partir dessas experiências, quão significativa é essa profissão na vida de quem a exerce.

     

    Considerações finais

     

    Os estágios realizados foram essenciais, visto que permitiram um conhecimento mais profundo acerca dos espaços de aprendizagem, eles possibilitaram o enfretamento de obstáculos, como a insegurança ao reger uma classe. Mesmo com todas as falhas nesse processo, ser reconhecido e ver a diferença que a atuação de um professor faz nos encorajam. Foi gratificante vivenciar essas experiências e ser acolhida nesses espaços onde a educação transforma vidas.

     

    Referências

     

    LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio curricular, Anos iniciais, Prática Docente
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  • Saberes e Práticas Educativas
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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Realização

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