Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O presente trabalho apoia-se no relato e reflexão de experiências vivenciadas ao longo da prática do estágio supervisionado referente ao 7º período do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros – MG/ Unimontes. O estágio supervisionado foi constituído pelo estabelecimento do vínculo com a escola e o desenvolvimento de diversas atividades que inserem o acadêmico na realidade da sala de aula, possuindo carga horária de 144 horas. Os momentos são divididos em conhecer a escola, sua filosofia, como é estruturada fisicamente e como é organizada, bem como analisar um problema apresentado pela escola, auxiliar o professor e os alunos, e realizar um período de regência. O estágio foi realizado em uma escola regular e em um espaço de ensino não formal.
Problema norteador e objetivos
O problema norteador está voltado para o seguinte questionamento: Qual a prática desenvolvida pelo professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das experiências vivenciadas no estágio? Objetivando, dessa forma, compreender a prática do professor no ensino fundamental na educação básica, a partir do estágio.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O estágio curricular supervisionado aconteceu em dois momentos, o primeiro foi de observação e monitoria, essa fase teve como objetivo colocar o estagiário frente à realidade escolar, identificando seu papel social como Instituição. Para mais, o gestor, secretário e supervisor da escola foram entrevistados. No segundo momento, foi desenvolvida a regência, procurando refletir de forma crítica sobre vários pontos: as aprendizagens realizadas, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, as dificuldades e necessidades de formação, a importância do trabalho individual e de grupo, e a capacidade de iniciativa e responsabilidade. Nesse estágio, também foi observado o espaço não formal, a pedagogia hospitalar, onde se desenvolve o processo educativo.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O presente estudo fundamentou-se, essencialmente, nas autoras: Pimenta e Lima (2018).
Resultados da prática
O estágio realizado foi uma experiência fundamental, conhecer o funcionamento das escolas e vivenciar todos os aspectos da sala de aula foi importante para a formação. Como é explicitado por Lima e Pimenta (2018, p.139), a “[...] profissão docente é uma prática social, ou seja, como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso, por meio da educação que ocorre, não só, mas essencialmente nas instituições de ensino”. Portanto, o estágio traz o acadêmico para o contexto onde exercerá sua profissão, revelando as possibilidades e os obstáculos que poderão ser enfrentados.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Participar das atividades no percurso do estágio significa vivenciar o cotidiano em sua realidade e refletir, a partir dessas experiências, quão significativa é essa profissão na vida de quem a exerce.
Considerações finais
Os estágios realizados foram essenciais, visto que permitiram um conhecimento mais profundo acerca dos espaços de aprendizagem, eles possibilitaram o enfretamento de obstáculos, como a insegurança ao reger uma classe. Mesmo com todas as falhas nesse processo, ser reconhecido e ver a diferença que a atuação de um professor faz nos encorajam. Foi gratificante vivenciar essas experiências e ser acolhida nesses espaços onde a educação transforma vidas.
Referências
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)