Esta pesquisa objetiva analisar o letramento racial no ambiente escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo insere-se no eixo temático de Saberes e Práticas Educativas e fundamenta-se em um referencial teórico que discute a formação da identidade negra, a concepção de raça e suas implicações históricas e sociais, além da relação entre raça, identidade e educação, com base em autores como Gomes (2006), Sabadini (2022), Steinbugler (2006) entre outros. A abordagem metodológica será qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP). O universo da pesquisa será composto por 12 professores do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo será realizado em três escolas estaduais na cidade de Janaúba/MG, escolhidas não apenas pela localização geográfica, mas também pela diversidade socioeconômica. Com a realização da pesquisa, objetivamos mapear práticas pedagógicas que contemplem os princípios do letramento racial, identificar desafios enfrentados para trabalhar na perspectiva do letramento racial, analisar conteúdos relativos à questão racial nos documentos institucionais, compreender a percepção dos professores sobre o letramento racial, examinar o papel da formação dos professores na promoção desse letramento e analisar a presença dessa abordagem no contexto escolar. Embora ainda não haja resultados parciais do estudo consideramos que esta pesquisa é de grande importância para a Educação, no sentido de contribuir para reflexões sobre a diversidade no contexto escolar e possíveis intervenções, visando uma educação mais equitativa e emancipatória para todos os estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)