A presente pesquisa apresenta como tema “A arte como ciência: o uso do híbrido em produções visuais”, o que visa tratar o campo das artes como material de estudo científico, visto que, a desvalorização deste meio é uma pauta recorrente na sociedade hodierna. Trago também o artista-autor Walmor Corrêa, a fim de explorar seu trabalho mais significativo e poder atribuí-lo na arte educação como meio de incentivo a artistas pesquisadores. O problema de pesquisa é Como se aplica o processo criativo do artista brasileiro Walmor Corrêa na coletânea de pinturas intitulada Unheimlich: Imaginário Popular Brasileiro? usando da estética híbrida em suas produções. O objetivo geral deste Trábalho é compreender o processo de criação das produções visuais do artista Walmor Corrêa presente na série de pinturas Unheimlich: Imaginário Popular Brasileiro, bem como observar suas inspirações, se tratando de uma poética que aborda temas de costumes brasileiros, mitos e lendas proeminentes do folclore. O instrumento de pesquisa a ser utilizado é a análise de obras do artista, reconhecendo características que envolvem a mescla da arte e da ciência, segundo Gutenberg (século XV) a Diderot (século XVIII), “tratando as imagens (inclusive mapas e ilustrações) como meios de transmitir conhecimento”, que evidencia a importância da arte para desenvolvimento da sociedade desde os primeiros tempos. A metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa é qualitativa “A pesquisa qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2014)”. Mesclas de figuras de animais são recorrentes em diversas representações em obras de artistas, mas pouco é retratado como as figuras naturalistas do artista nascido em Santa Catarina, Walmor Corrêa. Suas imagens modelam o imaginário do povo brasileiro ao realizar catalogações de seres fantasiosos míticos existentes no folclore. Suas produções dialogam com a arte, ciência e a cultura de um povo. No livro de artista Unheimlich: imaginário popular brasileiro (2006), as pinturas apresentadas são seguidas de textos descritivos da imagem, aderindo uma linguagem utilizada nas ciências biológicas. Desse modo, e como resultados prováveis, uma vez que o estudo esta em andamentos destaca-se que esse estudo pode contribuir para a maior visibilidade de artistas brasileiros e a pesquisa em arte, incentivar professores licenciados a adoção de uma arte educação prática e por fim desmistificar conceitos e ideias em que arte não é objeto científico e fonte de pesquisa. A pesquisa em arte deve ser uma pauta significativa nos meios educacionais, a leitura de imagens e o fazer da prática é de indispensável conhecimento de um artista educador.
Referências
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento de: Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)