HIBRIDISMO NA ARTE: UM PARALELO ENTRE CIÊNCIA E CRIAÇÕES PICTÓRICAS DO ARTISTA WALMOR CORRÊA

  • Autor
  • Flávia Andrade Noronha
  • Co-autores
  • Dayse Magna Santos Moura
  • Resumo
  • A presente pesquisa apresenta como tema “A arte como ciência: o uso do híbrido em produções visuais”, o que visa tratar o campo das artes como material de estudo científico, visto que, a desvalorização deste meio é uma pauta recorrente na sociedade hodierna. Trago também o artista-autor Walmor Corrêa, a fim de explorar seu trabalho mais significativo e poder atribuí-lo na arte educação como meio de incentivo a artistas pesquisadores. O problema de pesquisa é Como se aplica o processo criativo do artista brasileiro Walmor Corrêa na coletânea de pinturas intitulada Unheimlich: Imaginário Popular Brasileiro? usando da estética híbrida em suas produções. O objetivo geral deste Trábalho é compreender o processo de criação das produções visuais do artista Walmor Corrêa presente na série de pinturas Unheimlich: Imaginário Popular Brasileiro, bem como observar suas inspirações, se tratando de uma poética que aborda temas de costumes brasileiros, mitos e lendas proeminentes do folclore. O instrumento de pesquisa a ser utilizado é a análise de obras do artista, reconhecendo características que envolvem a mescla da arte e da ciência, segundo Gutenberg (século XV) a Diderot (século XVIII), “tratando as imagens (inclusive mapas e ilustrações) como meios de transmitir conhecimento”,  que evidencia a importância da arte para desenvolvimento da sociedade desde os primeiros tempos. A metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa é qualitativa “A pesquisa qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2014)”. Mesclas de figuras de animais são recorrentes em diversas representações em obras de artistas, mas pouco é retratado como as figuras naturalistas do artista nascido em Santa Catarina, Walmor Corrêa. Suas imagens modelam o imaginário do povo brasileiro ao realizar catalogações de seres fantasiosos míticos existentes no folclore. Suas produções dialogam com a arte, ciência e a cultura de um povo. No livro de artista Unheimlich: imaginário popular brasileiro (2006), as pinturas apresentadas são seguidas de textos descritivos da imagem, aderindo uma linguagem utilizada nas ciências biológicas. Desse modo, e como resultados prováveis, uma vez que o estudo esta em andamentos destaca-se que esse estudo pode contribuir para a maior visibilidade de artistas brasileiros e a pesquisa em arte, incentivar professores licenciados a adoção de uma arte educação prática e por fim desmistificar conceitos e ideias em que arte não é objeto científico e fonte de pesquisa. A pesquisa em arte deve ser uma pauta significativa nos meios educacionais, a leitura de imagens e o fazer da prática é de indispensável conhecimento de um artista educador.

     

    Referências

    BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento de: Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

    MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

     

  • Palavras-chave
  • Arte educação, Arte, Ciência.
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