A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO, A CRIANÇA E OS DOCENTES EM FORMAÇÃO

  • Autor
  • Paulo Henrique Ferreira Freitas
  • Co-autores
  • Tatiane Alves Ramos
  • Resumo
  •  A criança tem contato com números e com ideias numéricas antes mesmo de iniciar sua vida escolar. Em suas relações cotidianas, lida com situações que envolvem ordenação, classificação, contagem, quantificação, seriação e classificação, dentre outros conceitos, iniciando, desta forma, a construção deste conceito. Porém, caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. Na tentativa de apresentar algumas respostas, optamos por apresentar este trabalho que discute aspectos importantes a serem trabalhados em sala de aula para que o conceito de número possa ser construído pela criança na Educação Infantil e nos primeiros anos de escolarização do Ensino Fundamental, tendo em vista que o processo precisa acontecer de forma significativa e prazerosa.

  • Palavras-chave
  • Matemática; jogos; conhecimento; números.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)