A FORMAÇÃO SOCIAL DA PERSONAGEM ESMERALDA EM A FILHA DO RIO VERDE, DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA

  • Autor
  • Sabrina Rosa Barbosa Santos
  • Co-autores
  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida
  • Resumo
  • A ficção destinada às crianças expõe a magia, o encantamento e o seu ideal de princípios

    através das relações cotidianas, fazendo-se crucial na formação e evolução da criança. E,

    através das relações empreendidas pela Esmeralda, na narrativa, A filha do Rio Verde, de

    Lúcia Miguel Pereira, pretendemos investigar a sua formação social, pois, entende-se que a

    autora discorre sobre a temática, sendo percebido, nos vários meios de convívio social da

    protagonista, o que possibilita de certo modo, despertar no público a autonomia, a concepção

    de sociedade e do seu dever para com ela. Posto isso, a autora e a narrativa precisam de

    visibilidade, uma vez que seus textos não foram divulgados e nem estudados, estando

    totalmente desconhecidos da crítica e do público. Deste modo, esta pesquisa, de caráter

    teórico e bibliográfico, objetiva a releitura da narrativa infantil a fim de dar, também,

    visibilidade à escrita dessa autora. Como metodologia de trabalho e para melhor entendimento

    do acervo deixado pela escritora mineira, teremos atenção à leitura e aos fichamentos de

    textos acerca da biografia da autora e da crítica acerca de sua obra em geral. Neste sentido,

    serão leituras caras ao desenvolvimento desta pesquisa os escritos de Antonio Candido, Nádia

    Gotlib e outros críticos e teóricos. Logo, compreendemos que nossa pesquisa ajudará na

    visibilidade da autora e sua escrita, além disto, estimular a leitura da literatura infantil, no

    público em geral.

  • Palavras-chave
  • Literatura Infantil; Formação Social; Conto de Fadas
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)