REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO NÚMERICA POR CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS SOB A PERPECTIVA DE CONSTACE KAMII

  • Autor
  • Camila Fonseca dos Reis
  • Co-autores
  • Tiago Alves Martins
  • Resumo
  • Objetiva-se aqui desenvolver uma reflexão acerca dos aspectos que se mostraram mais relevantes no livro de Constance Kamii, A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos (2012). Tendo em vista a temática do XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPED) – Educação em (re)construção: desafios para a democracia e a formação de professores(as), escolheu-se tecer reflexões sobre este livro, já que na era das novas tecnologias tal desafio encontra-se no estado atual das coisas na escola e nos lares das crianças, o que se faz necessário refletir sobre como a teoria piagetiana pode ser contributiva nesta relação da criança com o número, a natureza do número, objetivos para ensiná-lo e situações que podem ser usadas no processo ensino/aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • criança; número; desafio; ensino/aprendizagem; teoria de Piaget
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)