JOGOS LÚDICOS NA ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE OFICINA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Jefferson Luis da Silva Cardoso
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Este relato versa sobre uma oficina de elaboração de recurso didático voltado a alfabetização e letramento de crianças do ensino fundamental de Marituba no Pará. O desafio cotidiano de alfabetizar e letrar crianças no ensino fundamental, faz com que os professores valorizem os jogos didáticos e a ludicidade. Nesse caminho, planejar, organizar e confeccionar material didático/pedagógico com o fito de alfabetizar, tem sido uma prática recorrente no ensino fundamental, fato pelo qual, a oficina relatada esteve presente na Semana Pedagógica do ano de 2024 na promoção da reflexão sobre o tema proposto.

    Problema norteador e objetivos

    O problema buscou saber como os professores do ensino fundamental menor da cidade de Marituba, no Estado do Pará, utilizam os materiais didáticos na alfabetização e letramento de seus alunos? Desse modo, o objetivo geral é analisar a importância dos jogos alfabetizadores e da ludicidade no processo de ensino de crianças das séries iniciais.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    A metodologia do presente relato segue abordagem qualitativa, estudo de caso e parte de pesquisa-ação (Gil, 2008; Thiollent, 1996). Já a oficina aconteceu em janeiro de 2024, com 65 professores alfabetizadores da rede municipal de educação. Houve a palestra sobre recurso didático, em seguida, a elaboração de material didático para alfabetização e letramento nas séries iniciais. Houve confecção de sete jogos: Dominó de letras, Caixa Mágica, Cartas alfabéticas, Boliche letrado, Calendário alfabético, Painel Alfanumérico e Tabuleiro das Letras.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    O referencial teórico para construção da oficina segue Charlot (2000) ao dizer que o sujeito se torna aprendente por natureza; Vygotsky (2009) ao relatar as descobertas na interação sujeito-objetos a partir do brincar e do brinquedo; Zabalza (1998) ao relacionar materiais didáticos aos processos de ensino e aprendizagem; Soares (2003) quando relaciona alfabetização com letramento, como fatores que permitem as interações e práticas sociais.

    Resultados da prática

    1. Os jogos são estimulantes na alfabetização de crianças por conta da ludicidade, 2. Os jogos conectam diferentes níveis de aprendizagem, 3. Os jogos permitem interações múltiplas entre professores e alunos e, 4. A ludicidade na educação de crianças cria conexões positivas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A atividade educativa e social dos professores alfabetizadores no Brasil tem vivido grandes desafios, esquecimentos e limitações de recursos que vão desde a infraestrutura de seus locais de trabalho à investimentos na carreira docente. Porém, lutam bravamente com seus recursos para elaboração de materiais diferenciados de ensino que contribuem, sobremaneira, para elevação da capacidade leitora, escritora e de participação social de seus alunos como sujeitos alfabetizados e letrados.

    Considerações finais

    Os professores alfabetizadores da cidade investigada, possuem intima relação com os jogos didáticos e a ludicidade em suas práticas docentes nas salas do ensino fundamental. Desse modo, imprimem sobre o ensino de suas crianças, a capacidade de articular competências e habilidades que potencializem sua leitura de mundo e os permita “modificar” seu contexto social. Em conclusão, o uso de recursos didáticos, como os jogos alfabetizadores possuem a capacidade de prender a atenção das crianças no sentido da melhor retenção dos conteúdos relacionados ao processo alfabetizador.

    Referências

    Charlot, B. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed. 2000.

    GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

    SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Contexto, 2003.

    THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

    VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.

    ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Letramento; Jogos Didáticos.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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