RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA PARA A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO III SER SEMIÁRIDO MINEIRO

  • Autor
  • Geovana Melo dos Santos
  • Co-autores
  • Sérgio Renato Oliveira
  • Resumo
  • Resumo

    A participação em eventos educacionais desempenha um papel crucial no desenvolvimento profissional e na ampliação do conhecimento, proporciona interação, aprendizado e atualização na área educacional. Como destacado por Fullan (2007), que afirma que a educação é uma jornada, não um destino. Desse modo o presente relato apresenta minha experiência vivida em 2023 no III Seminário de Educação do Campo e Ruralidades no Semiárido Mineiro, sob o tema: “Direito de Aprender no Campo: Territórios e Políticas Públicas”. Durante dois dias tive o privilégio de participar de uma experiência transformadora no IFNMG - Campus Salinas, imerso em místicas e debates centrados na Educação do Campo no Semiárido Mineiro. O propósito deste Seminário foi unir todas as instituições diretamente envolvidas com a educação rural para um intercâmbio de ideias, visando chegar a conclusões e diretrizes apresentadas na Carta Política do III SER Semiárido Mineiro Plenária Final. Organizado pelo 8° período de pedagogia do IFNMG - Campus Salinas, o Seminário congregou todas as instituições do Vale do Jequitinhonha que adotam a modalidade da Alternância. A agenda se desdobrou em dois dias: o primeiro dia foi marcado por místicas de abertura, discursos de autoridades educacionais e relatos dos representantes das instituições de ensino na modalidade de alternância, compartilhando seus desafios e sucessos na manutenção da educação no campo. Enquanto isso, o segundo dia foi dedicado à divisão em grupos de discussão sobre políticas públicas e à redação da Carta Política do III SER Seminário Mineiro Plenária Final. O Seminário de Educação do Campo me proporcionou um aprendizado inesquecível sobre as lutas que os povos tradicionais vêm enfrentando ao longo do tempo para manter um ensino de qualidade, através dessa experiência meu propósito no curso de pedagogia é voltado para o campo, a fim de poder contribuir significativamente para a construção e incentivo da educação. Essa experiência foi um marco na minha vida, pois expandiu minha visão sobre a educação e suas lutas no contexto do campo, despertando em mim o desejo de compreender e defender os direitos dos povos do campo. Portanto, participar de eventos educacionais não apenas enriquece a prática pedagógica, mas também alimenta um ambiente de aprendizado contínuo e crescimento pessoal e profissional.

     

    Referências

     

    FULLAN, M. (2007). The New Meaning of Educational Change (4th ed.). Teachers College Press.

     
  • Palavras-chave
  • Educação do Campo, Desafios, Territórios e Políticas Públicas
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  • Educação e Diversidade
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