DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INDÍCIOS DE NÍVEL DE ESCRITA E DE LETRAMENTO

  • Autor
  • Lorena Cássia Soares Silva
  • Co-autores
  • Angela Alves de Jesus , Iza Catarina Rodrigues Vaz
  • Resumo
  • Este resumo aborda um estudo realizado com crianças de 7 a 8 anos do Ensino Fundamental I para avaliar seu desenvolvimento na escrita e letramento. Foram usadas entrevistas e análise de cadernos para entender o nível de alfabetização e coordenação motora. O estudo foi autorizado pelos pais das crianças.

    O problema era entender o nível de desenvolvimento da escrita e letramento das crianças, e os objetivos eram levantar informações sobre isso através das entrevistas e análises de cadernos.

    A metodologia foi qualitativa, com entrevistas e análise de cadernos de três crianças entre março e maio de 2023. Os resultados mostraram diferentes níveis de compreensão da linguagem escrita entre as crianças.A relevância social está na compreensão do desenvolvimento da escrita na infância e na importância de práticas educativas adequadas. O estudo contribui para reflexões sobre práticas pedagógicas e desenvolvimento infantil.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; crianças, desenvolviment
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)