Este resumo aborda um estudo realizado com crianças de 7 a 8 anos do Ensino Fundamental I para avaliar seu desenvolvimento na escrita e letramento. Foram usadas entrevistas e análise de cadernos para entender o nível de alfabetização e coordenação motora. O estudo foi autorizado pelos pais das crianças.
O problema era entender o nível de desenvolvimento da escrita e letramento das crianças, e os objetivos eram levantar informações sobre isso através das entrevistas e análises de cadernos.
A metodologia foi qualitativa, com entrevistas e análise de cadernos de três crianças entre março e maio de 2023. Os resultados mostraram diferentes níveis de compreensão da linguagem escrita entre as crianças.A relevância social está na compreensão do desenvolvimento da escrita na infância e na importância de práticas educativas adequadas. O estudo contribui para reflexões sobre práticas pedagógicas e desenvolvimento infantil.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)