O seguinte trabalho tem como objetivo geral revelar a subjetividade e/ou o desaparecimento do autor na escrita do gênero redação nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, de modo específico, mostrar se a confluência de discursos empregados na escrita revela a posição do autor, como o sujeito responsável pela escrita, ou se contribui com o seu desaparecimento no texto. Na compreensão de que o nome do redator que obtém nota mil na redação do Enem é amplamente divulgado pela mídia, pelas escolas de ensino médio e pelos cursinhos pré-vestibulares, assim como seu texto, atribui-se a esse sujeito o mérito na escrita de um texto enformado, cujo resultado máximo contribuiu com o seu desempenho final no exame, consequentemente, com o acesso ao ensino superior. Assim, visando esse perfil, subsidia-se este trabalho os estudos discursivos e textuais, especialmente, as noções da função-autor nos trabalhos de Foucault (2009), Butturi Junior (2016), Pires e Lima (2020), as noções de gênero e discurso em Bakhtin (2011), e os indícios de autoria por Possenti (2002). Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e interpretativista, aplicada a um corpus de duas redações nota mil do Enem, edição 2022, extraídas da internet, site G1, em que, na escrita, o candidato, além do atendimento às 5 competências obrigatórias deve demonstrar conhecimentos textuais, linguísticos e a inclusão de repertório sociocultural, adotado em forma de argumento de autoridade, a fim de validar o ponto de vista defendido. Os resultados, ainda parciais, demonstram que o redator, ao mesmo tempo em que cede espaço para referenciar um argumento externo, a partir de uma apropriação, também se insere como sujeito do discurso, atribuindo à redação seus indícios de autoria. Em síntese, a análise foucaultiana sobre a função-autor expressa que o autor é um papel social, cíclico, adaptável (especialmente em relação ao Enem), envolto em relações de poder e atribuído de individualidades.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)