AS MÁSCARAS DE AUTOR E LEITOR EM TEXTOS DE APRESENTAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LP

  • Autor
  • Marcela Ribeiro Trindade
  • Co-autores
  • Anna Clara Souza Fonseca , Maria Cristina Ruas de Abreu Maia
  • Resumo
  • O presente trabalho, filiado a um projeto de iniciação científica, tem como objetivo geral relatar de que modo modalizadores discursivos apreciativos e pragmáticos, em dois textos de Apresentação extraídos de livros didáticos de Língua Portuguesa, representam as diferentes imagens de autor e de aluno(leitor em formação); e de modo específico descrever se a estratégia de incluir esses modalizadores contribui para a manifestação da autoria nesse gênero discursivo. Para subsidiar essa análise, partimos do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos, especialmente as contribuições de Bakhtin (2011) sobre autoria e gêneros do discurso, atrelado aos estudos de Koch (2021,2022) e Bronckart (1999) sobre o emprego de modalizadores nos textos, mecanismo discursivo utilizado para evidenciar o ponto de vista de quem escreve. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista aplicada a um corpus constituído por dois textos de Apresentação extraídos de livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano das editoras FTD e Saraiva - PNLD (2020). Os resultados demonstraram que o emprego de modalizadores discursivos apreciativos e pragmáticos configura, nos textos de Apresentação, a manifestação da autoria e contribui, com efeito, com a função socioformativa prevista para esse gênero, que é a de ser um convite à leitura e ao estudo de cada livro apresentado. Em outros termos, a  estratégia de empregar esse mecanismo discursivo permitiu às diferentes autoras revelarem as diferentes imagens de autor e de leitor de livros didáticos de Língua Portuguesa da educação básica.

     

  • Palavras-chave
  • Máscaras de autor e de leitor, Modalizadores apreciativos e pragmáticos, Textos de Apresentação.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)