O presente estudo tem como objetivo Debater como o currículo educacional proposto para escolas no campo do município de Diamantina MG tem sido percebido por meio da população campesina local, a partir de percepção Teórico – pratica do currículo educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a ser desenvolvida na comunidade de Batatal pertencente ao município de Diamantina-MG, nos anos de 2024 e 2025. As técnicas de pesquisa a serem utilizadas serão: pesquisa bibliográfica, e observação participativa. Para isto os dados observados serão registrados em diário de campo, e posteriormente serão agrupadas de acordo com as temáticas: currículo explicito, e currículo oculto. Para tanto será necessário: compreender o contexto sociocultural da comunidade, perceber os traços culturais marcantes, e identificar a presença, ou inexistência destes traços nas propostas curriculares vigentes, ao passo que buscarei perceber como a população campesina tem sido inserida no processo de construção curricular do município pra escolas no Campo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)