O GÊNERO MIDIÁTICO DESENHO ANIMADO NA SALA DE AULA
Ires Cristina Souza Teixeira
Universidade Estadual de Montes Claros
Ana Márcia Ruas de Aquino
Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo: Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Palavras-chave: Desenho animado; Vozes do discurso; Aplicabilidade na educação.
Resumo
O desenho animado é uma das facetas midiáticas que serviu [e ainda serve, em grande escala, a partir das plataformas de streaming, como o YouTube] ao público como ferramenta de entretenimento, porém é indubitável que a roteirização, como parte do processo criativo, revela o jogo de vozes nos discursos de seus personagens. Por esse motivo, a relevância desta pesquisa consiste não somente na identificação e análise das condições de produção das informações presentes no episódio O incômodo, em Bob Esponja Calça-Quadrada, mas também na apresentação de aplicabilidades escolares que se aproximem da realidade dos educandos, conectando-se com pesquisas em Educação e com o Eixo Alfabetização, Letramento e outras Linguagens. Sendo assim, é válido questionar: se o dinamismo das redes, ao mesmo tempo em que propicia um contato mais acessível com suas produções, evolui, a ponto de proporcionar momentos discursivos mais lúdicos aos sujeitos, por que não aproveitarmos esse recurso imersivo para trabalharmos a compreensão textual dos alunos, os quais consomem diariamente conteúdo midiático? Cabe dizer que este trabalho, enquanto pesquisa qualitativa, objetiva expor o atravessamento de vozes no discurso dos personagens: Professora Puff, Fininho e Bob-Esponja. Para isso, usaremos como fundamentação teórica o dialogismo, a partir de Bakhtin (2011) e de Silva (2013), bem como as inferências elaborativas de Coscarelli (2002), que evidenciarão, a partir do que (não) está posto, as relações semântico-pragmáticas e discursivas. Por fim, pontua-se ainda que, apesar de esta pesquisa estar em andamento, é potencialmente significativa para o contexto escolar, uma vez que o trabalho crítico com gêneros midiáticos, nas salas de aula, pode oferecer um desenvolvimento profícuo no que se refere ao exercício de cidadania autônoma, crítica e criativa, em diferentes esferas da (con)vivência humana, ao priorizar produções comuns ao universo dos alunos da educação básica (Brasil, 2018).
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa de Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSCARELLI, Carla Viana. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA- Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.
SILVA, Adriana Pucci P. de F. e. Bakhtin. In: OLIVEIRA, Luciano Amaral (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 45-69.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)