Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018). As atividades lúdicas proporcionam um ambiente leve e agradável, favorecendo a aprendizagem significativa e o processo de construção do conhecimento. Desse modo O objetivo deste relato de experiência é compartilhar uma vivência ocorrida no dia a dia da sala de aula onde atuo como professora, assim sendo podemos entender que no brincar, a criança aprende a lidar com frustações, tolerância e diversidade, a brincadeira é uma forma genuína de a criança demonstra sentimentos e extravasar emoções. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998). Portanto o ato de brincar para a criança é algo muito sério e necessário, já que é assim que a criança aprende e se desenvolve independente de época, classe social e cultura.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)