A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRIANÇA E A BRINCADEIRA

  • Autor
  • Ana Cecilia Mendes Teixeira
  • Resumo
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    Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018). As atividades lúdicas proporcionam um ambiente leve e agradável, favorecendo a aprendizagem significativa e o processo de construção do conhecimento. Desse modo O objetivo deste relato de experiência é compartilhar uma vivência ocorrida no dia a dia da sala de aula onde atuo como professora, assim sendo podemos entender que no brincar, a criança aprende a lidar com frustações, tolerância e diversidade, a brincadeira é uma forma genuína de a criança demonstra sentimentos e extravasar emoções. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998). Portanto o ato de brincar para a criança é algo muito sério e necessário, já que é assim que a criança aprende e se desenvolve independente de época, classe social e cultura.

     

  • Palavras-chave
  • Brincadeiras; Infância; Educação; Criança
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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