O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • Lara Eduarda Alves França
  • Resumo
  • A ideia da pesquisa surgiu a partir de algumas experiências, vivências e observaçõesadquiridas durante a participação e atuação no Estágio Curricular Supervisionado obrigatório ,onde pude observar que a professora, quando utilizava recursos diferentes em suas aulas, nãoestabelecia um objetivo a ser alcançado, ao ver que os jogos distribuídos não tinham sentido intencionalmente, não seguia um planejamento para estabelecer os pr ocessos de ensino e deaprendizagem, sendo esses recursos: bingo de operações, jogo da memória, jogo da velha,tanga m e jogos de tabuleiro. A partir disso, pude perceber que seria interessante utilizar os jogos e também as brincadeiras como processo didático e pedagógico de forma que estimulassem a criatividade e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi nessa pers pectiva que surgiu o interesse pela a pesquisa. Temos como tema a ser investigado, a intencionalidade do planejamento pedagógico das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ao utilizarem os jogos e as brincadeiras em suas aulas de Matemática. pedagógico das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao utilizarem os jogos e as brincadeiras em suas aulas de Matemática? ”. A pesquisa tem por objetivo geral o de investigar a intencionalidade do planejamento pedagógico das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao utilizarem os jogos e as brincadeiras nas aulas de Matemática. Como suporte teórico, utilizamos autores como Marques (2013), Gandin (1993), Nunes (2016) Brasil (1997). Assim estabeleceu se como recursos metodológicos, utilizaremos pesquisa de campo, entrevista semiestruturada e análise documental. Presumimos que que é possível utilizar os jogos e brincadeiras nas aulas de matemática no intuito de ampliar o ensino, a partir do desenvolvimento de um planejamento pedagógico intencional. A pesquisa na Educação Matemática é muito relevante, pois pode contribuir para a formação acadêmica de futuros professores, assim contribuindo de forma que às aulas de Matemática tenha maior qualidade e rendimento, de forma prazerosa, diversificada.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Planejamento dos professores. Jogos e Brincadeiras
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


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Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

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Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

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Realização

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Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

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Financiamento

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