Este estudo investiga o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças de 5 e 6 anos, destacando sua importância na Educação Infantil. Observou-se, por meio de entrevistas diagnósticas e brincadeiras, que as crianças demonstram habilidades surpreendentes, mas também enfrentam desafios em áreas como organização mental e resolução de problemas. Fundamentado em teorias de Piaget e em pesquisas anteriores sobre Educação Matemática na infância, o estudo busca compreender como as crianças percebem e se relacionam com conceitos matemáticos em seu estágio inicial de formação. Os resultados indicam desafios e oportunidades para melhorias nas práticas pedagógicas, enfatizando a necessidade de uma abordagem educacional que estimule o interesse e a compreensão das crianças em relação à Matemática desde cedo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)