ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LÓGICO - MATEMÁTICO EM CRIANÇAS DE 05 E 06 ANOS: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO

  • Autor
  • Ana Luiza Borges de Oliveira
  • Co-autores
  • Isabela de Lourdes Batista Santos
  • Resumo
  • Este estudo investiga o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças de 5 e 6 anos, destacando sua importância na Educação Infantil. Observou-se, por meio de entrevistas diagnósticas e brincadeiras, que as crianças demonstram habilidades surpreendentes, mas também enfrentam desafios em áreas como organização mental e resolução de problemas. Fundamentado em teorias de Piaget e em pesquisas anteriores sobre Educação Matemática na infância, o estudo busca compreender como as crianças percebem e se relacionam com conceitos matemáticos em seu estágio inicial de formação. Os resultados indicam desafios e oportunidades para melhorias nas práticas pedagógicas, enfatizando a necessidade de uma abordagem educacional que estimule o interesse e a compreensão das crianças em relação à Matemática desde cedo.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Pensamento Lógico-Matemático, Desenvolvimento Cognitivo.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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