TECENDO CONHECIMENTOS: PRÁTICAS MATEMÁTICAS DOS PROFESSORES DO TERCEIRO ANO DOS AIEF EM JANAÚBA

  • Autor
  • Hellen Queren Nogueira Alves Dias
  • Co-autores
  • Inara Geovana Araujo Aguiar , Geovana Carvalho de Aquino , Geralda Maria de Jesus , Nathany Gonçalves Santos
  • Resumo
  • A matemática é repleta de saberes e práticas, entretanto os currículos ignoram sua produção de conhecimento devido à oposição dos educadores à abordagem por competências da BNCC. O trabalho foi realizado a fim de compor as atividades propostas pela disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática II. A problemática pauta-se em: Como os professores do terceiro ano desenvolvem seu trabalho na Matemática em sala de aula?. Enviou-se um formulário com dez questões para quatro professoras do terceiro ano dos AIEF de escolas públicas de Janaúba. Visualizou-se que as professoras possuem a compreensão conceitual da matemática de maneira simplista e tradicional. Conclui-se que as práticas matemáticas empregadas no terceiro ano do Ensino Fundamental possuem caráter numérico, pautando-se na quantificação e realização de cálculos abstratos.

  • Palavras-chave
  • Matemática. Práticas. Professores.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)