A matemática é repleta de saberes e práticas, entretanto os currículos ignoram sua produção de conhecimento devido à oposição dos educadores à abordagem por competências da BNCC. O trabalho foi realizado a fim de compor as atividades propostas pela disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática II. A problemática pauta-se em: Como os professores do terceiro ano desenvolvem seu trabalho na Matemática em sala de aula?. Enviou-se um formulário com dez questões para quatro professoras do terceiro ano dos AIEF de escolas públicas de Janaúba. Visualizou-se que as professoras possuem a compreensão conceitual da matemática de maneira simplista e tradicional. Conclui-se que as práticas matemáticas empregadas no terceiro ano do Ensino Fundamental possuem caráter numérico, pautando-se na quantificação e realização de cálculos abstratos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)