ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Autor
  • Adriele de Souza Lopes
  • Co-autores
  • Rosana Andrade
  • Resumo
  •  

    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA


     

    Adriele de Souza Lopes

    Universidade Estadual de Montes Claros

    adrielelopessouza@gmail.com 

    Rosana Andrade

    Universidade Estadual de Montes Claros

    rosana.joao@yahoo.com.br 

                                                                      Eixo 5: Saberes e Práticas Educativas

               Palavras-chave: Estágio; Educação básica; Formação. 


     

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O respectivo trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, construído através do estágio curricular supervisionado no âmbito do Ensino Fundamental, tendo a finalidade de relatar os conhecimentos e as vivências adquiridas em uma turma de 5° ano, realizado em uma escola estadual no município de Montes Claros, contendo carga horária de 84 horas, onde foi realizado a observação, monitoria e regência.

    Problema norteador e objetivos

    Os objetivos foram observar a prática do professor da educação básica no ensino regular e identificar a importância do estágio na formação docente. O problema que norteou esse estudo foi: Qual a prática desenvolvida pelo professor em uma turma de 5° ano do ensino fundamental?  

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    No estágio, faz-se necessário o conhecimento de uma base teórica para suprir as necessidades desta prática, com o objetivo de garantir que os alunos tenham uma aprendizagem significativa, conforme Pimenta e Lima   (2014, p. 34) “o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática.” No estágio foi possível verificar o receio de alguns alunos em relação aos conteúdos e desinteresse em realizar as atividades propostas, segundo Simões e Nogaro (2016) as emoções são responsáveis ou estão ligadas ao ato de aprender, sendo necessário evitar emoções negativas, como ansiedade, estresse e rejeição, porque podem atrapalhar o desempenho escolar dos alunos. Assim, para a regência foi possível que houvesse uma reflexão, de forma a adequar e buscar metodologias diferenciadas,  busquei no planejamento das aulas articular os conteúdos propostos com a vivência dos alunos, incentivando o diálogo e a participação. 

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    O presente estudo fundamentou-se, essencialmente, nos autores: Pimenta e Lima (2014), como também Simões e Nogaro (2016) que tratam de questões referentes ao processo de ensino-aprendizagem na educação básica.

    Resultados da prática 

    Os atores da escola buscam desenvolver um trabalho eficaz com os educandos, mas é  interessante incluir mais jogos e diminuir o excesso de conteúdos e atividades escritas para uma melhor apreensão das aprendizagens dos alunos, incentivando o interesse e a participação.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    O estágio propiciou uma maior aproximação com a realidade de trabalho que envolve o exercício docente por meio da identificação de anseios, limitações, pontos positivos, saberes presentes e as práticas pedagógicas adotadas na escola, desse modo, por meio da compreensão das dificuldades é possível refletir sobre a importância e a necessidade de contribuir para uma educação  mais qualitativa e satisfatória.

    Considerações finais

    O estágio permitiu uma compreensão mais abrangente da organização escolar e das especificidades que envolvem o trabalho desenvolvido pelos profissionais dentro da escola e a relevância da metodologia desenvolvida na sala de aula, desse modo, mostra-se como essencial na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Levando em consideração que a educação é um direito de todo cidadão, é necessário superar desafios e buscar alternativas com base em fundamentações teóricas para alcançar superações e melhorias. 

     

    Referências

     

    LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

    SIMÕES, Estela Mari Santos e NOGARO, Arnaldo. Neurociência cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI. Curitiba: CRV. 2016.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio; Educação básica; Formação.
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