ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Adriele de Souza Lopes
Universidade Estadual de Montes Claros
Rosana Andrade
Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo 5: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Estágio; Educação básica; Formação.
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O respectivo trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, construído através do estágio curricular supervisionado no âmbito do Ensino Fundamental, tendo a finalidade de relatar os conhecimentos e as vivências adquiridas em uma turma de 5° ano, realizado em uma escola estadual no município de Montes Claros, contendo carga horária de 84 horas, onde foi realizado a observação, monitoria e regência.
Problema norteador e objetivos
Os objetivos foram observar a prática do professor da educação básica no ensino regular e identificar a importância do estágio na formação docente. O problema que norteou esse estudo foi: Qual a prática desenvolvida pelo professor em uma turma de 5° ano do ensino fundamental?
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
No estágio, faz-se necessário o conhecimento de uma base teórica para suprir as necessidades desta prática, com o objetivo de garantir que os alunos tenham uma aprendizagem significativa, conforme Pimenta e Lima (2014, p. 34) “o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática.” No estágio foi possível verificar o receio de alguns alunos em relação aos conteúdos e desinteresse em realizar as atividades propostas, segundo Simões e Nogaro (2016) as emoções são responsáveis ou estão ligadas ao ato de aprender, sendo necessário evitar emoções negativas, como ansiedade, estresse e rejeição, porque podem atrapalhar o desempenho escolar dos alunos. Assim, para a regência foi possível que houvesse uma reflexão, de forma a adequar e buscar metodologias diferenciadas, busquei no planejamento das aulas articular os conteúdos propostos com a vivência dos alunos, incentivando o diálogo e a participação.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O presente estudo fundamentou-se, essencialmente, nos autores: Pimenta e Lima (2014), como também Simões e Nogaro (2016) que tratam de questões referentes ao processo de ensino-aprendizagem na educação básica.
Resultados da prática
Os atores da escola buscam desenvolver um trabalho eficaz com os educandos, mas é interessante incluir mais jogos e diminuir o excesso de conteúdos e atividades escritas para uma melhor apreensão das aprendizagens dos alunos, incentivando o interesse e a participação.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
O estágio propiciou uma maior aproximação com a realidade de trabalho que envolve o exercício docente por meio da identificação de anseios, limitações, pontos positivos, saberes presentes e as práticas pedagógicas adotadas na escola, desse modo, por meio da compreensão das dificuldades é possível refletir sobre a importância e a necessidade de contribuir para uma educação mais qualitativa e satisfatória.
Considerações finais
O estágio permitiu uma compreensão mais abrangente da organização escolar e das especificidades que envolvem o trabalho desenvolvido pelos profissionais dentro da escola e a relevância da metodologia desenvolvida na sala de aula, desse modo, mostra-se como essencial na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Levando em consideração que a educação é um direito de todo cidadão, é necessário superar desafios e buscar alternativas com base em fundamentações teóricas para alcançar superações e melhorias.
Referências
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
SIMÕES, Estela Mari Santos e NOGARO, Arnaldo. Neurociência cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI. Curitiba: CRV. 2016.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)