ANÁLISE DO CONCEITO DO NÚMERO DECIMAL
Lara Stefanne Gomes Lima Santos
Universidade Estadual de Montes Claros
Maria Fernanda Antunes Cardoso
Universidade Estadual de Montes Claros
Maria Fernanda Oliveira De Jesus
Universidade Estadual de Montes Claros
Maristela Silva Rodrigues
Universidade Estadual de Montes Claros
maristelasilvarodrigues321@gmail.com
Nathany Gonçalves Santos
Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo: Educação Matemática
Resumo
A análise dos números decimais é um aspecto fundamental da matemática que se relaciona diretamente com a compreensão do sistema numérico e suas aplicações. O presente trabalho tem como objetivo central de discutir os saberes e práticas das professoras do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na coleta de dados foi feita por questionários enviado através do Goolge Forms .
palavras-chave: Sistema decimal; Números; Matemática.
Introdução
A compreensão do sistema decimal e do conceito de número é um marco crucial no desenvolvimento matemático das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com Schimitt e Silva (2017), O sistema decimal, possui apenas dez símbolos de zero a nove, chamados de algarismos, e um número possui um ou mais algarismos, além de ser decimal, o nosso sistema também é posicional, apresentando valor diferente conforme a ordem que ocupa na organização do número, chamado de valor relativo; o sistema decimal é multiplicativo e aditivo, pois para compor o número natural são utilizadas as operações de adição e multiplicação.
Justificativa e problema da pesquisa
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes estão no estágio em que começam a internalizar e aprofundar sua compreensão desse sistema, sendo capazes de compreender o valor posicional dos algarismos e realizar operações básicas com números decimais. Compreender o conceito de número decimal é essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas e para a compreensão de conceitos mais avançados em matemática e outras áreas do conhecimento.
Objetivos da pesquisa
Visando analisar esse conceito e procurar entendê-lo, nós acadêmicas do quinto período do curso de pedagogia, Unimontes/Janaúba, apresentamos uma análise do conceito decimal de número, como parte da disciplina fundamentos e metodologia da Matemática II, ministrada pela professora Ma. Nathany Santos, no qual o objetivo geral é discutir os saberes e práticas das professoras do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais e particular das cidades de Janaúba e Monte azul, buscando entender como elas desenvolvem seu trabalho na Matemática em sala de aula e quais as suas facilidades e dificuldades nesse processo.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
Segundo Ribeiro (2011), os números decimais devem surgir em contexto, devendo, portanto, ser associados a situações do dia a dia. Medir, comparar e ordenar comprimentos, pesos, quantidades e quantias em contextos práticos do cotidiano, e permite descobrir naturalmente as relações de base entre os números decimais e inteiros, portanto o ensino do conceito de número deve estar relacionado ao dia a dia dos estudantes, através das atividades desenvolvidas durante o período em que estiverem nas escolas e fora dela.
Procedimentos metodológicos
Para coletar os dados da pesquisa, utilizamos o questionário como instrumento, ele foi elaborado com questões sobre o conceito decimal de número, na plataforma google forms, e enviado para oito professoras via link por e-mail e WhatsApp, no qual só quatro responderam.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
De acordo com as professoras, os números decimais são uma padronização matemática que utiliza os algarismos de 0 a 9, associados a potência de 10 para representar os números que, enfatizando que o sistema decimal é posicional e que a localização de cada algarismo que determina seu significado. Mediante as respostas obtidas, é perceptível que o uso das tecnologias, história da matemática, e resolução de problemas, são as tendências mais utilizadas por elas nas suas aulas e o uso de materiais concretos nas dinâmicas favorece a interação dos alunos com o meio em que eles estão inseridos.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
O resultado dessa pesquisa relaciona a análise de números decimais como componente vital da Educação Matemática, contribuindo para a formação integral dos estudantes e capacitando-os com habilidades necessárias para o mundo moderno, previsto no Eixo Temático escolhido.
Considerações finais
Ademais, essa pesquisa foi utilizada com intuito analisar como o ensino da matemática é abordada no 4º Ano do Ensino Fundamental, onde pode-se perceber que as professoras trabalham de forma semelhantes, no qual o uso das tecnologias predomina de forma significativa sobre as demais tendências evidenciadas no formulário. Conclui-se que apesar de trabalhar de forma tradicional, elas ainda conseguem transmitir os conceitos de números decimais adequando o ensino abordando temas presentes no contexto em que os estudantes estão inseridos.
Referências
RIBEIRO, Carlos Miguel. Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma eficaz navegação entre representações. Educação e Pesquisa [online]. 2011, v. 37, n. 2 [Acessado 23 abril 2024], pp. 407-422. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200013.Epub 22 Ago 2011. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200013.
SCHMITT, Maria Adélia Bento; SILVA, Viviane Clotilde da. A construção do conceito de número na alfabetização matemática. Blumenau: Editora da FURB, 2017.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)