Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa em nível de mestrado ofertado pela UNIMONTES que esta em fase inicial dos estudos. Esta proposta de pesquisa segue os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, com proposta de realizar uma revisão de literatura por meio das pesquisas publicadas no Banco de Dissertação e Teses e periódicos acerca da temática da atuação de docentes na universidade considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo analisar a atuação dos professores no curso de Pedagogia e relação com o tripé de ensino. As universidades levam em consideração a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a consolidação da identidade. No âmbito pessoal, a pesquisa como princípio educativo permeia o processo formativo desde o meu ingresso no curso de Pedagogia por meio das oportunidades de participar de eventos científicos dentro do campus XII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, e em outras Instituições de Ensino Superior - IES. O contato com projetos de extensão e grupos de estudos, me fez compreender que a atuação do/a docente é uma atividade ampla e extremamente importante para a qualificação do/a professor/a, pois proporciona ao profissional a imersão em conhecimentos intrínsecos ao campo profissional. O estudo será subsidiado teoricamente em autores como Saviani (2008), Gonçalves (2015) e Chauí (2018) que oferecem perspectivas enriquecedoras sobre o tema. A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)