A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE: VISÃO DOS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID

  • Autor
  • Iza Catarina Rodrigues Vaz
  • Co-autores
  • José dos Passos Carneiro Santos
  • Resumo
  • Neste resumo expandido o estudo analisou as experiências dos acadêmicos de Pedagogia da UNIMONTES no Programa PIBID, que visa preparar futuros professores para os desafios da educação. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados mostraram que os participantes apresentaram maior satisfação com sua formação e engajamento com práticas pedagógicas, evidenciando a importância do PIBID na formação de professores reflexivos e comprometidos com uma educação de qualidade, inclusiva e democrática. A prática se mostrou eficaz e relevante para a formação dos futuros professores e para a melhoria da educação.

  • Palavras-chave
  • PIBID; Formação; Prática
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)