Neste resumo expandido o estudo analisou as experiências dos acadêmicos de Pedagogia da UNIMONTES no Programa PIBID, que visa preparar futuros professores para os desafios da educação. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados mostraram que os participantes apresentaram maior satisfação com sua formação e engajamento com práticas pedagógicas, evidenciando a importância do PIBID na formação de professores reflexivos e comprometidos com uma educação de qualidade, inclusiva e democrática. A prática se mostrou eficaz e relevante para a formação dos futuros professores e para a melhoria da educação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)