O presente trabalho é recorte de uma pesquisa maior referente à relação professor-materiais curriculares, com foco para o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo. A partir do objetivo de analisar como três professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais compreendem os significados das operações adição e subtração incorporados ao currículo, realizou-se a técnica de grupo focal para a promoção de discussões sobre os significados das operações aditivas. Diante das discussões, é possível inferir que as professoras divergem em seus conhecimentos acerca das operações; e que a ausência de familiaridade ou reflexão do que é proposto nos Manuais do Professor influencia o conhecimento e implica as decisões ao desenvolver o currículo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)