CONHECIMENTO REVELADO POR TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS SOBRE O CAMPO ADITIVO INCORPORADO AO CURRÍCULO

  • Autor
  • Iolanda Márcia de Souza
  • Co-autores
  • Gilberto Januario , Ana Paula Perovano
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho é recorte de uma pesquisa maior referente à relação professor-materiais curriculares, com foco para o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo. A partir do objetivo de analisar como três professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais compreendem os significados das operações adição e subtração incorporados ao currículo, realizou-se a técnica de grupo focal para a promoção de discussões sobre os significados das operações aditivas. Diante das discussões, é possível inferir que as professoras divergem em seus conhecimentos acerca das operações; e que a ausência de familiaridade ou reflexão do que é proposto nos Manuais do Professor influencia o conhecimento e implica as decisões ao desenvolver o currículo.

     

  • Palavras-chave
  • Manual do Professor. Material Curricular. Adição. Subtração.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)