INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO COMBATE AO ETARISMO

  • Autor
  • Hellen Queren Nogueira Alves Dias
  • Co-autores
  • Aline Maria Gonzaga Ruas
  • Resumo
  • O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno global que tem se acentuado nos últimos anos. O trabalho foi formulado a partir da realização do II Fórum de Inclusão desenvolvido pelos acadêmicos de Pedagogia da Unimontes , campus Janaúba. A problemática norteadora pauta-se em: como o etarismo afeta o acesso, a experiência e o desempenho dos estudantes na educação superior?. Objetivou-se analisar como o etarismo afeta o acesso, a experiência e o desempenho dos estudantes na educação superior. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica de artigos e dissertações. Ademais, pautou-se na observação de relatos de acadêmicos mais experientes e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise concentrou-se na investigação dos impactos da discriminação etária na experiência educacional dos alunos. Os resultados evidenciam que o etarismo exerce impacto significativo na permanência, nas experiências e na inserção de indivíduos nas universidades.

  • Palavras-chave
  • Etarismo. Inclusão. Ensino Superior.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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