O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno global que tem se acentuado nos últimos anos. O trabalho foi formulado a partir da realização do II Fórum de Inclusão desenvolvido pelos acadêmicos de Pedagogia da Unimontes , campus Janaúba. A problemática norteadora pauta-se em: como o etarismo afeta o acesso, a experiência e o desempenho dos estudantes na educação superior?. Objetivou-se analisar como o etarismo afeta o acesso, a experiência e o desempenho dos estudantes na educação superior. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica de artigos e dissertações. Ademais, pautou-se na observação de relatos de acadêmicos mais experientes e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise concentrou-se na investigação dos impactos da discriminação etária na experiência educacional dos alunos. Os resultados evidenciam que o etarismo exerce impacto significativo na permanência, nas experiências e na inserção de indivíduos nas universidades.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)