Parte de uma pesquisa maior, o recorte aqui apresentado tem como foco a discussão da relação entre os descritores de Matriz de Referência de avaliações do Proeb e as habilidades prescritas em documentos curriculares de Matemática. Para o estudo desta relação, foram analisadas as Matrizes de Referência das avaliações do 9º ano o Ensino Fundamental, os Conteúdos Básicos Comuns e o Currículo Referência de Minas Gerais. Os resultados mostram que há descritores que se relacionam totalmente com as habilidades prescritas nos documentos; outras, não se relacionam ou se relacionam parcialmente. A discussão lança luz para a importância do conhecimento desta relação para as ações de planejar e realizar aulas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)