Este estudo buscou analisar o processo sócio-histórico dos movimentos sindicais na educação, bem como as condições de trabalho ao longo do processo de democratização do Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo, tendo como base os seguintes autores: Bichaco (2018); Freire (1996); Gohn (2011); Mota Júnior (2014) e Saviani (2009).Constatou-se, a importância do dinamismo histórico no Brasil dos movimentos sindicais na educação para o avanço e conquista dos direitos dos trabalhadores em Educação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)