A NEUROCIÊNCIA ARTICULADA AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriele de Souza Lopes
Universidade Estadual de Montes Claros
Maria Nadurce da Silva Lafetá
Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo: Saberes e práticas educativas
Palavras-chave: Neurociência; Aprendizagem; Ensino Fundamental.
Resumo Simples
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a importância da articulação da neurociência no processo de ensino-aprendizagem, essa ciência se apresenta como importante aliada à educação ao contribuir com conhecimentos adquiridos por meio de estudos aprofundados sobre a mente humana, contudo, observações feitas durante os estágios supervisionados mostraram que estes conhecimentos ainda são pouco explorados pelos professores, persiste a existência de um ensino tradicionalista e com práticas desestimulantes. Nesse contexto, o problema da pesquisa foi investigar a importância do conhecimento da neurociência para contribuir com a aprendizagem dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi investigar os aspectos que envolvem e as contribuições da neurociência visando a potencialização do processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico desta pesquisa envolveu autores como: Simões e Nogaro (2016), Relvas (2022) entre outros que contribuem com conhecimentos sobre o que tem sido e em que consiste a neurociência e sua relação com a aprendizagem, foram abordados conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças, funções nervosas superiores como: a memória, atenção, motivação, emoções, funções executivas e a neuroplasticidade cerebral, como também as múltiplas inteligências, práticas pedagógicas e as metodologias ativas. No que se refere aos procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com questões semi-estruturadas para serem aplicadas com professores regentes de uma escola Estadual de Montes Claros para identificar o conhecimento dos mesmos em relação a neurociência e práticas pedagógicas à luz das discussões dessa ciência. Como conclusões parciais, foi perceptível através da revisão bibliográfica que os conhecimentos neurocientíficos permitem ampliação dos saberes e práticas educativas mais amplas, que a escola é um local privilegiado e propício para a aprendizagem dos alunos e que os conhecimentos sobre a neurociência podem possibilitar que processo de ensino seja mais qualitativo, prazeroso e efetivo.
Referências
Relvas, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: As múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: Wak editora, 7 ed, 2022.
Simões, Estela Mari Santos e NOGARO, Arnaldo. Neurociência cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI. Curitiba: CRV. 2016.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)