A neurociência articulada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Autor
  • Adriele de Souza Lopes
  • Co-autores
  • Maria Nadurce da Silva Lafetá
  • Resumo
  •  

    A NEUROCIÊNCIA ARTICULADA AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

     

    Adriele de Souza Lopes

    Universidade Estadual de Montes Claros

    adrielelopessouza@gmail.com

    Maria Nadurce da Silva Lafetá

    Universidade Estadual de Montes Claros

    nadurce.silva@unimontes.br

    Eixo: Saberes e práticas educativas

    Palavras-chave: Neurociência; Aprendizagem; Ensino Fundamental.

     

    Resumo Simples

     

    O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a  importância da articulação da neurociência no processo de ensino-aprendizagem, essa ciência se apresenta como importante aliada à educação ao contribuir com conhecimentos adquiridos por meio de estudos aprofundados sobre a mente humana, contudo, observações feitas durante os estágios supervisionados mostraram que estes conhecimentos ainda são pouco explorados pelos professores, persiste a existência de um ensino tradicionalista e com práticas desestimulantes. Nesse contexto, o problema da pesquisa foi investigar a importância do conhecimento da neurociência para contribuir com a aprendizagem dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi investigar os aspectos que envolvem e as contribuições da neurociência visando a potencialização do processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico desta pesquisa envolveu autores como: Simões e Nogaro (2016), Relvas (2022) entre outros que contribuem com conhecimentos sobre o que tem sido e em que consiste a neurociência e sua relação com a aprendizagem, foram abordados conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças, funções nervosas superiores como: a memória, atenção, motivação, emoções, funções executivas e a neuroplasticidade cerebral, como também as múltiplas inteligências, práticas pedagógicas e as metodologias ativas. No que se refere aos procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com questões semi-estruturadas para serem aplicadas com  professores regentes de uma escola Estadual de Montes Claros para identificar o conhecimento dos mesmos em relação a neurociência e práticas pedagógicas à luz das discussões dessa ciência. Como conclusões parciais, foi perceptível através da revisão bibliográfica que os conhecimentos neurocientíficos permitem ampliação dos saberes e práticas educativas mais amplas,  que a escola é um local privilegiado e propício para a aprendizagem dos alunos e que os conhecimentos sobre a neurociência podem possibilitar que processo de ensino seja mais qualitativo, prazeroso e efetivo. 

     

    Referências 

    Relvas, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: As múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: Wak editora, 7 ed, 2022. 

     

    Simões, Estela Mari Santos e NOGARO, Arnaldo. Neurociência cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI. Curitiba: CRV. 2016.


     

  • Palavras-chave
  • Neurociência; Aprendizagem; Ensino Fundamental
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