Objetivamos apresentar aspectos da relação que se estabelece entre professores e materiais curriculares. Desenvolvemos duas investigações que trazem questões sobre como os professores interpretam as concepções teóricas presentes nos materiais referentes à Matemática e à Química para o ensino. O referencial teórico e os modelos de análise usados na primeira seguem sendo aprimorados na segunda como ordem de evolução própria da Ciência. Como resultados, destacamos o alargamento do olhar investigativo para além das características físicas dos materiais curriculares, transpondo-se para a compreensão dos usos que professores fazem de materiais de apoio ao desenvolvimento curricular.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)