Resumo Simples
Esse resumo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento “Organização do Banco de Dados dos Egressos do Curso de Pedagogia da Unimontes: iniciada no ano de 2023. Tem como objetivo geral, identificar as características sociodemográficas dos egressos do curso de Pedagogia da Unimontes da década de 60 até os anos de 2022. A pesquisa justifica-se pela necessidade de organizar um banco de dados dos egressos do curso de Pedagogia e ao mesmo tempo, conhecer as características sociodemográficas dos mesmos. Busca-se responder ao problema: quais as características sociodemográficas dos egressos do curso de Pedagogia da Unimontes? A sustentação teórica se dá em: Felicetti (2018); Montes Claros (2017, 2021, 2013, 2019); entre outros. A metodologia adotada é a mista, utilizando de vários recursos para levantar as informações, tais como: ficha de matrícula dos egressos, e-mail, telefone e outras mídias, além de questionários e entrevistas. A análise dos dados adotará a análise estatística descritiva e análise textual discursiva. As informações sobre os egressos estão sendo obtidas em fichas de matrículas, contatos por e-mails, redes sociais e contato telefônico. Constata-se alguns fatores que têm dificultado o andamento da pesquisa: fichas de matrículas com dados incompletos e são tímidos os retornos dos e-mails e dos questionários pelo google forms, defasagem dos dados telefônicos. Do universo de mais de 7.000 egressos da primeira turma em 1967 até 2022, dos oito campi da Unimontes, obteve-se dados até o presente momento, de 274 (Almenara), 312 (Brasília de Minas), 284 (Janaúba), 142 (Januária), 254 (Espinosa), 442 (Pirapora) e 479 (Montes Claros), totalizando 2.187. Ao final, depois da organização do banco de dados, terá a entrevista, última etapa do projeto, com 15% dos egressos. A análise será feita com a ajuda do excel e word para a identificação das características sociodemográficas. A pesquisa é importante e possui mérito científico por contribuir para a garantia do proposto nos projetos dos cursos quanto ao seu papel social na formação do sujeito e sua imersão no mercado de trabalho. Os resultados poderão, ainda, instigar novas pesquisas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)