A história da educação de Surdos foi marcada por filosofias que nem sempre atendiam às especificidades do sujeito surdo. Dessa forma, a presente comunicação torna-se relevante por propiciar reflexões acerca da educação de surdos e suas especificidades, como problema tem-se: Quais as representações da educação de surdos na obra O Congresso de Milão (2019)? Como objetivo pretende-se analisar as filosofias educacionais para o ensino de surdos apresentadas na obra em questão. Para construção do referencial teórico utilizar-se-á as ideias de Marcia Goldfeld (2022) acerca das filosofias educacionais direcionadas ao ensino de surdos, o que propiciará a análise da narrativa que nos serve de corpus, narrativa essa que traz à tona o Congresso de Milão (1880), evento que marcou a história da educação de surdos ao proibir o uso da língua de sinais no contexto mundial. A partir da análise depreende-se que a educação de surdos foi norteada pelas filosofias: oralismo, comunicação total e bilinguismo. O oralismo preconizava o uso da língua oral e a proibição da língua de sinais, a comunicação total tinha como alicerce o uso de formas não normatizadas de comunicação, não havia a valorização da língua de sinais, e o bilinguismo tinha como pressuposto o uso da língua de sinais como primeira língua do surdo. Nesse sentido, cada filosofia estabelece uma perspectiva acerca da língua de sinais, o que impacta diretamente o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. Nesse sentido, a reflexão aqui propiciada encontra-se vinculada ao Eixo “História da Educação”, e torna-se relevante por elucidar algumas especificidades que permearam e permeiam a educação de surdos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)