USO DO SOFTWARE MODELLUS 4.0 NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE FUNÇÕES POLINOMIAIS

  • Autor
  • ELIAS RODRIGUES DE SOUZA
  • Co-autores
  • Josué Antunes de Macêdo
  • Resumo
  •  

    Resumo Simples

    Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar os limites e possibilidade do uso do software Modellus 4.0 como ferramenta interdisciplinar para o estudo de funções polinomial por meio de problemas físicos matemáticos. O ensino aprendizagem em matemática apresenta-se como instrumento que demanda interferências construtivas que possibilitam o avanço do pensamento matemático. Neste sentido, a pergunta que orientará a coleta de dados e o desenvolvimento da pesquisa é: O softwere Modellus 4.0 caracteriza-se como uma ferramenta tecnológica eficaz para o ensino e aprendizagem interdisciplinar entre matemática e física para o estudo de funções polinomiais? Na busca de respostas para esta pergunta utilizaremos as ideias e metodologias da pesquisa qualitativa, baseando-se nos pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) que define que para a aprendizagem de um objeto matemático são necessários a capacidade de acessá-lo por diferentes representações semióticas (Duval, 2011). O ponto de partida desta pesquisa compor-se-á com a captação de registros dos alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio integral (EMTI) de uma escola estadual do município de Lontra (MG), por meio de sequências de atividades aplicadas antes, durante e após o uso Software Modellus 4.0 como ferramenta interdisciplinar para tratativas de funções polinomias empregadas em Cinemática.  A cada objetivo especifico será desenvolvido um artigo, resultando em uma dissertação no formato multipaper. Propõe-se uma pesquisa motivados em mostrar à comunidade acadêmica, especialmente a de matemática, a apropriação interdisciplinar, utilizando-se de ferramentas digitais, como estratégia de ensino aprendizagem de funções polinomiais. Além disso, poderá alertar a comunidade escolar quanto a necessidade de mudanças sistêmicas nos padrões de trabalho e de formação continuada dos professores para a utilização de ferramentas tecnológicas na educação.

     

  • Palavras-chave
  • Estudo Interdisciplinar de Funções. Software Modellus 4.0. Registros de Representação Semiótica
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  • Educação Matemática
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


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Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

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Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

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Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

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Financiamento

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