Resumo Simples
Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar os limites e possibilidade do uso do software Modellus 4.0 como ferramenta interdisciplinar para o estudo de funções polinomial por meio de problemas físicos matemáticos. O ensino aprendizagem em matemática apresenta-se como instrumento que demanda interferências construtivas que possibilitam o avanço do pensamento matemático. Neste sentido, a pergunta que orientará a coleta de dados e o desenvolvimento da pesquisa é: O softwere Modellus 4.0 caracteriza-se como uma ferramenta tecnológica eficaz para o ensino e aprendizagem interdisciplinar entre matemática e física para o estudo de funções polinomiais? Na busca de respostas para esta pergunta utilizaremos as ideias e metodologias da pesquisa qualitativa, baseando-se nos pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) que define que para a aprendizagem de um objeto matemático são necessários a capacidade de acessá-lo por diferentes representações semióticas (Duval, 2011). O ponto de partida desta pesquisa compor-se-á com a captação de registros dos alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio integral (EMTI) de uma escola estadual do município de Lontra (MG), por meio de sequências de atividades aplicadas antes, durante e após o uso Software Modellus 4.0 como ferramenta interdisciplinar para tratativas de funções polinomias empregadas em Cinemática. A cada objetivo especifico será desenvolvido um artigo, resultando em uma dissertação no formato multipaper. Propõe-se uma pesquisa motivados em mostrar à comunidade acadêmica, especialmente a de matemática, a apropriação interdisciplinar, utilizando-se de ferramentas digitais, como estratégia de ensino aprendizagem de funções polinomiais. Além disso, poderá alertar a comunidade escolar quanto a necessidade de mudanças sistêmicas nos padrões de trabalho e de formação continuada dos professores para a utilização de ferramentas tecnológicas na educação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)