A LEITURA E O ENFRENTAMENTO DA DOR DA ALMA EM O PESO DO PÁSSARO MORTO: O senso de identificação do leitor

  • Autor
  • Danielle Cristina Oliveira Santos
  • Co-autores
  • Eduardo Rodarte Martins
  • Resumo
  • O presente resumo justifica-se pela importância do desenvolvimento de novas maneiras de se ensinar sobre sentimentos nos mais variados níveis da educação, usando, especificamente no trabalho apresentado, uma obra literária e a capacidade humana de espelhar suas emoções em personagens fictícios. O problema que norteia o desenvolvimento da pesquisa se dá pelo senso de identificação do leitor com a personagem protagonista do livro “O peso do pássaro morto”, de Aline Bei (2017), ao lidar com o luto. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa baseia-se nos pensamentos de Viktor Frankl (2019) em seu livro "Em busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração". Conforme a concepção de Frankl, a Logoterapia dá foco ao sentido da existência humana, e na busca do indivíduo por este sentido. Isso ocorre partindo de três princípios de sua teoria motivacional: a liberdade de vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida. A liberdade de vontade é o fundamento antropológico. A vontade de sentido é o interesse contínuo do homem pelo significado para a sua vida, e sua ausência traria o “vazio existencial”. A busca de sentido na vida é a crucial força motriz no ser humano e afirma a busca de um sentido objetivo para a vida, com propósitos que, embora estejam em constante modificação, não deixam jamais de existir, ao contrário de uma existência pautada em algo meramente abstrato. Dessa forma, Viktor Frankl atribuiu “sentido” para a morte e para as vivências profundas dela decorrentes – o luto. Em conformidade à isso, o trabalho analisa os últimos momentos da protagonista de Bei, buscando compreender como sua visão com a perda impacta leitores com dores parecidas. Desse modo, a pesquisa versa sobre o contato entre a logoterapia, literatura e intertextualidade, promovendo uma visão ampla sobre a dor a partir de uma leitura guiada. Os procedimentos metodológicos acompanham a investigação intertextual entre os livros de Bei (2017) e Frankl (2019) do papel da literatura como ferramenta de auxílio no processo. Por se tratar de um trabalho ainda em andamento, a pesquisa não apresenta resultados. Evidencia-se a relação entre a pesquisa e o eixo temático de Saberes e Práticas Educativas, uma vez que o texto analisa o processo de identificação de um indivíduo enquanto leitor, mostrando-se relevante à área da educação, pois permite um novo olhar sobre a literatura enquanto ferramenta de observação e relação com o íntimo da alma.

  • Palavras-chave
  • O peso do pássaro morto; leitura; Dor da alma..
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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