O presente resumo justifica-se pela importância do desenvolvimento de novas maneiras de se ensinar sobre sentimentos nos mais variados níveis da educação, usando, especificamente no trabalho apresentado, uma obra literária e a capacidade humana de espelhar suas emoções em personagens fictícios. O problema que norteia o desenvolvimento da pesquisa se dá pelo senso de identificação do leitor com a personagem protagonista do livro “O peso do pássaro morto”, de Aline Bei (2017), ao lidar com o luto. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa baseia-se nos pensamentos de Viktor Frankl (2019) em seu livro "Em busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração". Conforme a concepção de Frankl, a Logoterapia dá foco ao sentido da existência humana, e na busca do indivíduo por este sentido. Isso ocorre partindo de três princípios de sua teoria motivacional: a liberdade de vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida. A liberdade de vontade é o fundamento antropológico. A vontade de sentido é o interesse contínuo do homem pelo significado para a sua vida, e sua ausência traria o “vazio existencial”. A busca de sentido na vida é a crucial força motriz no ser humano e afirma a busca de um sentido objetivo para a vida, com propósitos que, embora estejam em constante modificação, não deixam jamais de existir, ao contrário de uma existência pautada em algo meramente abstrato. Dessa forma, Viktor Frankl atribuiu “sentido” para a morte e para as vivências profundas dela decorrentes – o luto. Em conformidade à isso, o trabalho analisa os últimos momentos da protagonista de Bei, buscando compreender como sua visão com a perda impacta leitores com dores parecidas. Desse modo, a pesquisa versa sobre o contato entre a logoterapia, literatura e intertextualidade, promovendo uma visão ampla sobre a dor a partir de uma leitura guiada. Os procedimentos metodológicos acompanham a investigação intertextual entre os livros de Bei (2017) e Frankl (2019) do papel da literatura como ferramenta de auxílio no processo. Por se tratar de um trabalho ainda em andamento, a pesquisa não apresenta resultados. Evidencia-se a relação entre a pesquisa e o eixo temático de Saberes e Práticas Educativas, uma vez que o texto analisa o processo de identificação de um indivíduo enquanto leitor, mostrando-se relevante à área da educação, pois permite um novo olhar sobre a literatura enquanto ferramenta de observação e relação com o íntimo da alma.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)