A atividade para casa é comumente utilizada nas escolas brasileiras como prática de ensino visando favorecer o processo de aprendizagem. A fim de melhor entender as suas implicações, o recorte do estudo orientou-se pelo objetivo de analisar as crenças, concepções e práticas de professoras e estudantes a respeito do recurso. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenológica em uma escola municipal de Contagem, Minas Gerais. Participaram da pesquisa duas professoras e seis estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico remete-se a crenças, concepções e conhecimento. Com a pesquisa realizada, inferimos que a atividade é um recurso com potencial de favorecer a aprendizagem, porém, precisa ser melhor entendida, possibilitando implementação mais eficaz e alinhamento às práticas pedagógicas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)