Este estudo é uma pesquisa-ação que tem como objetivo geral investigar como uma abordagem pedagógica, integrada com ferramentas tecnológicas – como o GeoGebra e o Pyton (MANIM) – pode contribuir para o aprimoramento do ensino e da compreensão de conceitos relacionados ao conteúdo de Limites no Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa realizada por Thiele, Kamphorst e Kamphorst(2020) demonstrou que o uso do GeoGebra aumentou significativamente a compreensão dos alunos sobre os conceitos de Limite, além de promover um maior engajamento e interesse ao tema. Também Abrantes (2023) indica que os estudantes, ao utilizarem o GeoGebra, se sentem mais motivados e focados em suas atividades, melhorando o seu desempenho. Segundo Kishimoto e Coluci (2023) animações matemáticas criadas com a MANIM têm sido gradativamente utilizadas para visualizar e explorar conceitos abstratos de uma forma intuitiva e acessível. A produção das animações pode ser utilizada para o estudo matemático, visto que sua implementação requer conhecimento da Matemática por trás dos vídeos. Os estudos examinados demonstram a implementação de atividades interativas e animações, com o intuito de aprimorar a qualidade da aprendizagem. Os objetivos específicos desta pesquisa compreendem a revisão da literatura existente sobre o assunto; produção, implementação e análise de uma sequência didática sobre Limites a acadêmicos do curso de Matemática. Dado que se trata de uma pesquisa em curso, até o momento apenas resultados referentes à revisão bibliográfica estão disponíveis, desempenhando um papel fundamental na elaboração do referencial teórico deste estudo, bem como na concepção da sequência didática proposta. As obras selecionadas estão sendo minuciosamente examinadas e sintetizadas para proporcionar um embasamento teórico sólido à pesquisa. Por fim, este estudo pretende discutir os achados obtidos e fornecer sugestões para investigações futuras no campo da Educação Matemática.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)