ANIMAÇÕES UTILIZANDO PYTHON (MANIM) E MATERIAIS INTERATIVOS NO GEOGEBRA APLICADOS AO CONCEITO DE LIMITE

  • Autor
  • Edson Costa Santa Rosa
  • Co-autores
  • Rieuse Lopes Pinto
  • Resumo
  • Este estudo é uma pesquisa-ação que tem como objetivo geral investigar como uma abordagem pedagógica, integrada com ferramentas tecnológicas – como o GeoGebra e o Pyton (MANIM) – pode contribuir para o aprimoramento do ensino e da compreensão de conceitos relacionados ao conteúdo de Limites no Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa realizada por Thiele, Kamphorst e Kamphorst(2020) demonstrou que o uso do GeoGebra aumentou significativamente a compreensão dos alunos sobre os conceitos de Limite, além de promover um maior engajamento e interesse ao tema. Também Abrantes (2023) indica que os estudantes, ao utilizarem o GeoGebra, se sentem mais motivados e focados em suas atividades, melhorando o seu desempenho. Segundo Kishimoto e Coluci (2023) animações matemáticas criadas com a MANIM têm sido gradativamente utilizadas para visualizar e explorar conceitos abstratos de uma forma intuitiva e acessível. A produção das animações pode ser utilizada para o estudo matemático, visto que sua implementação requer conhecimento da Matemática por trás dos vídeos. Os estudos examinados demonstram a implementação de atividades interativas e animações, com o intuito de aprimorar a qualidade da aprendizagem. Os objetivos específicos desta pesquisa compreendem a revisão da literatura existente sobre o assunto; produção, implementação e análise de uma sequência didática sobre Limites a acadêmicos do curso de Matemática. Dado que se trata de uma pesquisa em curso, até o momento apenas resultados referentes à revisão bibliográfica estão disponíveis, desempenhando um papel fundamental na elaboração do referencial teórico deste estudo, bem como na concepção da sequência didática proposta. As obras selecionadas estão sendo minuciosamente examinadas e sintetizadas para proporcionar um embasamento teórico sólido à pesquisa. Por fim, este estudo pretende discutir os achados obtidos e fornecer sugestões para investigações futuras no campo da Educação Matemática.

  • Palavras-chave
  • GeoGebra; Manim; Limite
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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