O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PNLD 2021

  • Autor
  • Camille Rodrigues Costa
  • Co-autores
  • Ana Paula Perovano
  • Resumo
  •  

    O reconhecimento do Pensamento Computacional como uma habilidade fundamental na sociedade, especialmente no contexto educacional, tem ganhado destaque. Como afirmado por Wing (2006, p. 2), "À leitura, à escrita e à aritmética, devemos acrescentar o pensamento computacional à competência analítica de cada criança". Essa compreensão levou à inclusão do pensamento computacional na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), com o propósito de aprimorar o ensino nas salas de aula. Segundo para Amaral et al. (2022), desde a homologação da BNCC, a apresentação do pensamento computacional tem sido priorizada nas aulas de matemática. Essa ênfase ressalta a integração do Pensamento Computacional não apenas como uma ferramenta complementar, mas como parte integrante do processo de aprendizagem da matemática, evidenciando sua importância no desenvolvimento de habilidades analíticas e de resolução de problemas dos alunos. O Pensamento Computacional tornou-se indispensável no cotidiano, assim, a Educação Básica não pode ignorá-lo como forma de aprendizagem dos estudantes (Lucas et al., 2023). Nesse contexto, os livros didáticos emergem como recursos fundamentais e fonte de informações que podem contribuir com a aprendizagem deste tema. Os livros didáticos são avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Este texto é um recorte da pesquisa de Iniciação Científica, que se encontra em andamento, e orienta-se pelo objetivo de analisar a abordagem do Pensamento Computacional em livros didáticos de matemática do PNLD 2021. Trata-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com o delineamento da análise documental. Ao analisar os títulos das dez coleções aprovadas no PNLD 2021 destinado ao Ensino Médio identificamos que apenas um livro apresenta o título Pensamento Computacional e Fluxogramas. Desse modo, ele será nossa fonte de análise e discussão. Esperamos apresentar uma avaliação crítica se esses materiais estão alinhados com as diretrizes da BNCC e identificar as melhores práticas na abordagem do Pensamento Computacional, ajudando a potencializar as estratégias de ensino.

     

     

  • Palavras-chave
  • Pensamento Computacional; Ensino de Matemática; Inovação Curricular.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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