A Matemática é uma das áreas do conhecimento mais importantes da educação, pois desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico, na resolução de problemas do mundo real e na compreensão de fenômenos complexos. A álgebra, um dos ramos da Matemática, possui várias finalidades importantes, tais como as propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam proporcionar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes (Brasil, 2018). O conteúdo de Sistemas de Equações Lineares é abordado nos materiais curriculares, muitas vezes de maneira árida, superficial e com poucas aplicações. Esta pesquisa apresenta como justificativa a necessidade de aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem de sistemas lineares, sendo este conteúdo fundamental no estudo da Álgebra Linear e na resolução de problemas de diversas áreas. Busca-se responder: Em que medida a utilização do GeoGebra e de diferentes registros de representação semiótica levam os estudantes a mobilizar conhecimentos na resolução de tarefas envolvendo sistemas de equações lineares? O objetivo geral da pesquisa consiste em investigar como a integração do GeoGebra e a variedade de registros de representação semiótica influenciam a capacidade dos estudantes em aplicar conhecimentos na resolução de tarefas relacionadas a sistemas de equações lineares. A fundamentação teórica contempla a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (Duval, 2009). Enquanto procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, em que os participantes da pesquisa serão alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da cidade. Para a coleta das informações será proposto um conjunto de tarefas que transite por diversos registros de representação semiótica, com o auxílio do software GeoGebra. O estudo é considerado de relevância uma vez que as novas abordagens de ensino estão surgindo para aprimorar e promover um aprendizado mais eficaz, de modo a formar cidadãos críticos e autônomos. Essa pesquisa encontra-se em fase inicial de desenvolvimento, portanto apresenta apenas resultados parciais. Em uma primeira fase de observação de atividades executadas por estudantes, foi notado que esses enfrentaram dificuldades na resolução e representação gráfica de sistemas lineares, especialmente na classificação do número de soluções a partir do registro gráfico. Além disso, converter a linguagem natural para outros registros também foi um obstáculo. A relevância prática dos sistemas lineares na resolução de problemas cotidianos foi destacada, dado seu amplo uso em diversas situações do dia a dia.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)